Seis veículos clássicos da Volkswagen, incluindo três Fuscas e um Santana Quantum zero-quilômetro, serão enviados para os Estados Unidos após serem vendidos a um colecionador brasileiro que mora na Flórida. Os carros estavam guardados desde 2002 na antiga Comercial Gaúcha de Veículos, em Estrela, e serão expostos ao público antes da viagem.
VÍDEO: confira vídeo do resgate dos carros
O lote inclui um Fusca 1986 azul metálico, número 625 da última série de 850 unidades; dois Fuscas Série Ouro 1996 prata, com nove e 10 quilômetros rodados; e um Santana Quantum Evidence 1996 bordô, com 22 quilômetros. Todos os veículos ainda possuem o plástico original nos bancos. Além deles, o colecionador Claudinei Senhoreti adquiriu um SP2 1975 e um Fusca 1986 que eram usados pelo antigo proprietário.
Os automóveis pertenciam a Otmar Walter Essig, empresário que manteve a concessionária aberta mesmo após o fim do contrato com a Volkswagen. Sem receber novos carros, ele seguia abrindo o espaço diariamente para conversar com amigos e atender eventuais colecionadores interessados. Com problemas de saúde, deixou de cuidar dos veículos em 2017 e faleceu em 2022. Agora, os herdeiros negociaram a coleção, cujo valor não foi divulgado.
Atualmente, os carros estão na sede da FuelTech, em Porto Alegre, aguardando a documentação para a exportação. Segundo o CEO global da FuelTech Anderson Dick, os veículos, apesar de décadas parados, estão em perfeito estado de funcionamento. “Os dois Fuscas Itamar têm a cera original de fábrica. É provável que a poeira da concessionária de Estrela vá junto para os Estados Unidos.”
Antes da exportação, os modelos poderão ser vistos em um evento gratuito no dia 9 de março, das 8h às 12h, na sede da FuelTech, na Rua Bernardino Bernardi, 10, bairro Anchieta, em Porto Alegre.