A MetSul Meteorologia emitiu um alerta para chuva intensa e volumosa no RS e SC nesta quinta, 27, e sexta-feira, 28. O fenômeno será causado por um rio atmosférico, corredor de umidade vindo da Amazônia, que, ao interagir com o ar quente da região, poderá gerar precipitações extremas em curto período.
De acordo com os modelos meteorológicos, acumulados entre 100 mm e 200 mm em poucas horas são possíveis em áreas isoladas, elevando o risco de alagamentos, inundações, deslizamentos de terra e transbordamento de arroios e córregos.
O pico das precipitações deve ocorrer entre a tarde e a noite, impulsionado pelo aquecimento diurno. Além da chuva intensa, há risco de temporais com granizo e vendavais, devido à interação da umidade com a massa de ar quente e instável.
A MetSul destaca que a localização exata dos eventos não pode ser antecipada, dada a natureza isolada do fenômeno. O bloqueio atmosférico no Sudeste do Brasil contribui para a concentração da umidade no Sul do país e nos vizinhos Argentina e Uruguai.