MPRS inaugura espaço para atendimento às vítimas de crimes, em Lajeado

“Bem-me-quer”

MPRS inaugura espaço para atendimento às vítimas de crimes, em Lajeado

Objetivo das centrais é concretizar a condição de sujeito de direitos das pessoas afetadas por crimes a partir de serviços voltados para a informação, apoio e acolhimento

MPRS inaugura espaço para atendimento às vítimas de crimes, em Lajeado
Fotos: divulgação
Vale do Taquari

Foi inaugurado nesta quinta-feira, 27, pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), a terceira Central de Atendimento às Vítimas e Familiares de Vítimas de Crimes e Atos Infracionais, chamada de espaço “Bem-me-quer”, do Interior do Estado. A central foi implementada na Promotoria de Justiça de Lajeado. O local é o quarto deste tipo criado pelo MPRS.

O objetivo das centrais é concretizar a condição de sujeito de direitos das vítimas de crimes, a partir de serviços voltados para a informação, apoio, acolhimento, reparação e promoção de meios efetivos de participação no processo penal. A sala foi inaugurada pelo procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz.

“Nós temos como política institucional fazer aquilo que a sociedade espera e quer que façamos e com isso assumimos o papel de advogado da vítima, precisamos e vamos acolher toda e qualquer vítima, que elas saibam que podem contar com o Ministério Público e é para isso que os espaços “Bem-me-quer” foram criados”.

Em Lajeado, o espaço “Bem-me-quer” será conduzido pelo promotor de Justiça Marcos Eduardo Rauber, que destacou a importância do espaço para toda a região do Vale do Taquari. “Este espaço servirá como um reforço da tutela, da proteção dos direitos humanos, do serviço especial de acolhimento, de oitiva, de compreensão e de encaminhamento das demandas das vítimas”.

PARTICIPANTES

Também participaram da inauguração, o corregedor-geral do MP, Fábio Roque Sbardellotto, os subprocuradores-gerais de Justiça Isabel Guarise Barrios, para Assuntos Institucionais, e João Cláudio Pizzato Sidou, de Gestão Estratégica, os coordenadores dos Centros de Apoio Operacional Alessandra Moura Bastian da Cunha, Criminal e de Acolhimento às Vítimas, e Marcelo Tubino, do Júri, e os promotores de Lajeado Sergio da Fonseca Diefenbach, Diego Prux, Carlos Augusto Fiorioli e João Pedro Togni.

Promotores de outras cidades da região também estavam presentes no o evento: Carla Pereira Rêgo Flôres Soares, de Arroio do Meio, Daniela Pires Schwab, de Encantado, Paulo Estevan Costa Castro Araújo, Andrea Almeida Barros e André Costa, de Estrela, Lunara Andrade Yamasaki, de Taquari.

O evento foi prestigiado também pela prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher, presidente da Câmara Municipal de Lajeado, Ana Azambuja, e o diretor Executivo da agência de desenvolvimento e inovação local, Tiago Guerra.

Acompanhe
nossas
redes sociais