O Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, integra pelo quinto ano consecutivo a lista dos melhores hospitais do mundo. O ranking foi publicado nessa quarta-feira, 26, pela revista norte-americana Newsweek e a Statista, empresa alemã especialista em coleta de dados. Na lista, também está o Hospital de Estrela, pela segunda vez.
Neste ano, o HBB figura na posição 60ª do país, e em 8º no Rio Grande do Sul. A primeira vez em que figurou no ranking, em 2021, o hospital estava na 95ª posição entre os melhores do Brasil. Dois anos depois, havia passado para 91º, mesmo com mudanças na metodologia da pesquisa, que se tornou ainda mais rígida. No ano passado, chegou a 79º e, em 2025, subiu 19 posições.
“Recebemos com imenso orgulho a notícia de estarmos novamente elencados dentre os melhores hospitais do Brasil, sendo que neste ano alcançamos uma colocação inédita. Nos instiga a cada vez mais buscarmos a excelência no cuidado com os pacientes”, destaca a coordenadora do Setor de Qualidade do HBB, Samanta Vanzin.
Segundo a profissional, o cuidado centrado nas pessoas e o fortalecimento de práticas e processos de trabalho são desafios constantes na instituição. “Mantemos o compromisso e a responsabilidade de proporcionarmos o que de melhor podemos entregar de valor à nossa comunidade”, reforça.
Diretor Executivo do hospital, Cristiano Dickel, destaca a importância deste reconhecimento para a instituição e afirma que a casa de saúde está sempre em evolução, com foco no paciente e em seus familiares, além de buscar as melhores tecnologias médicas. “Recentemente conquistamos também a Certificação Planetree, uma qualificação internacional que somente outros dois hospitais brasileiros, paulistas, têm. Ela também é voltada ao atendimento do paciente e seus familiares, colaboradores e médicos.”
Presidente do Hospital Bruno Born, o neurocirurgião Marcos Frank destaca que o HBB também ficou entre os dez melhores da região Sul e entre os quatro melhores do interior do Rio Grande do Sul. “Ficamos orgulhosos do reconhecimento, mas sabemos que nossa responsabilidade e compromisso com melhoria constante aumentam mais uma vez.”
Qualificação
O Hospital Estrela subiu dez posições no Brasil, passando da 108ª para a 98ª colocação desde o último levantamento. Já no Estado, a instituição passou da 13ª para a 11º posição. Gerente administrativo da casa de saúde, Johnnie Locatelli ressalta a importância do reconhecimento.
“Estar nesta seleta lista é a comprovação de que o hospital está no rumo certo pela busca da excelência no atendimento à saúde da população do Vale do Taquari. O Hospital Estrela vem se transformando nos últimos anos, qualificando a gestão e a assistência à saúde do paciente”, afirma.
Posições dos hospitais
- Hospital Bruno Born (HBB)
Brasil: 60ª
RS: 8ª - Hospital Estrela
Brasil: 98ª
RS: 11ª
Sobre a pesquisa
Para fazer o levantamento em trinta países, a Statista desenvolveu uma metodologia rigorosa que pudesse garantir a qualidade e a validade do ranking. Um conselho global de especialistas médicos certifica o desenvolvimento contínuo e o escopo do projeto, que se baseia em quatro fontes de dados:
- Recomendações hospitalares de colegas: pesquisa on-line entre dezenas de milhares de médicos, profissionais de saúde e gerentes de hospitais em 30 países;
- Experiência do paciente: pesquisa de satisfação do paciente com a hospitalização;
- Métricas de qualidade hospitalar: indicadores médicos (por exemplo, dados sobre qualidade do atendimento para tratamentos, medidas de higiene, segurança do paciente, tempos de espera);
- Implementação de PROMs: pesquisa on-line da Statista sobre implementação e uso de PROMs – desfechos medidos pelo paciente – em hospitais (opcional).