Para impulsionar a criação de novas vagas de trabalho, o Departamento de Trabalho de Estrela organiza o primeiro Feirão de Empregos de 2025, também com objetivo de atender as necessidades das empresas instaladas no município. A iniciativa ocorre no dia 29 de março, das 10h às 16h, na rua Júlio de Castilhos, em frente a prefeitura.
A equipe do departamento trabalha na organização do evento. Empresas interessadas em participar devem entrar em contato com a Secretaria de Ciência, Trabalho, Tecnologia e Inovação (SECTTI) para formalizar o cadastro. O secretário Omar Benedetti destaca que empreendimentos elencados no Conecta – plataforma de currículos de Estrela – foram convidados.
A proposta do feirão é auxiliar na recuperação econômica do município. “Muitas pessoas e empresas que foram afetadas durante as cheias ainda não conseguiram se estabilizar. Essa vai ser a primeira movimentação no ano para impulsionar o mercado de trabalho em Estrela. Também queremos ressaltar as ações do Conecta para a população”, comenta Benedetti.
Neste ano, empresas instaladas fora do município de Estrela também podem participar do Feirão. A proposta é que cada empreendimento esteja presente com estrutura de estandes e equipe para fazer os atendimentos. Além dos cadastros, as instituições também podem fazer a contratação durante a feita.
A equipe do Departamento do Trabalho ficará de prontidão no local para intermediar o processo e auxiliar no cadastramento de pessoas interessadas em vagas de emprego já existentes ou em listas de espera. A coordenadora do departamento, Raquel Brandão, aponta que a presença da equipe visa facilitar o contato do candidato junto aos empreendimentos.
Resultados
A coordenadora relembra que anos anteriores, o feirão de empregos gerou centenas de vagas. Em 2024, por exemplo, participaram mais de 15 empresas, com geração de 250 oportunidades do mercado de trabalho. “As pessoas estavam nos procurando para saber se teria este movimento novamente, pois tivemos um grande público e um bom resultado em edições anteriores”, comenta.
A expectativa da pasta é organizar mais edições da feira ao longo do ano. “Queremos promover um evento no meio do ano, em um ambiente escolar. Para o fim do ano, vamos focar no preenchimento de vagas temporárias no comércio”, destaca Raquel.