O delegado Vinícius Lourenço de Assunção foi informado de transferência para a Polícia Civil de Lajeado nesta quinta-feira, 27. Em nota enviada à imprensa, ele afirmou que precisará se apresentar ainda nesta tarde. No entanto, vai contestar a decisão. Assunção, que estava à frente da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Venâncio Aires há mais de dez anos, expressou descontentamento com a mudança.
Com a saída, a Polícia Civil de Venâncio Aires, que já enfrenta uma defasagem de servidores, ficará com apenas um delegado, o titular da DP, Paulo César Schirmann. Em contraste, Santa Cruz do Sul, que abriga a 16ª Delegacia de Polícia Regional, conta com o delegado regional Luciano Menezes e mais cinco delegados.
Em junho do ano passado, a possibilidade da transferência já havia sido anunciada, mas uma mobilização da comunidade e uma liminar concedida pelo Poder Judiciário, através de uma Ação de Mandado de Segurança, garantiram a permanência do delegado na Capital do Chimarrão.
Confira nota enviada pelo delegado
“Através desta mensagem, informo que recebi a notícia de minha transferência para a cidade de Lajeado, a iniciar no dia de hoje. Embora não seja o meu desejo pessoal, uma vez que estou à frente da DPPA de Venancio Aires há mais de dez anos (e a questão deverá ser objeto de contestação de minha parte), em obediência à hierarquia funcional, atenderei a ordem de remoção. Informo, outrossim, que seguirei atuando de maneira enérgica, sempre em busca do atendimento ao real interesse público, assim como da instituição que represento. Agradeço a todos os integrantes desta lista pela paciência comigo, pelo envolvimento e pela preocupação em buscar e divulgar sempre a verdade.”