O Hospital Estrela (HE), de Estrela, consolidou-se como uma referência em cirurgias de alta complexidade no Rio Grande do Sul, alcançando a 6ª posição entre os 39 hospitais que mais executaram cirurgias de alta complexidade na traumatologia em 2024. Foram mais de 260 procedimentos numa média mensal de 22 cirurgias. O desempenho coloca a instituição à frente de hospitais tradicionais nesta área, reafirmando a capacidade técnica e qualidade assistencial.
O serviço em alta e média complexidade, iniciado no segundo semestre de 2023, foi uma grande conquista para a comunidade do Vale do Taquari. Com um incentivo federal, estadual e municipal, ele possibilitou encurtar distâncias para o atendimento. Antes, os pacientes precisavam se deslocar até Canoas, na Região Metropolitana, em um trajeto de, no mínimo, 98km, a depender do município de origem.
Na região, o HE é a instituição referência para cirurgias de alta complexidade desta especialidade. Entre os atendimentos, destacam-se procedimentos de artroplastia total do joelho e artroplastia total do quadril. No último ano, o serviço de traumato-ortopedia do Hospital Estrela realizou mais de 8 mil consultas com médicos traumatologistas, 883 cirurgias de média complexidade e 263 cirurgias de alta complexidade.
“O HE assumiu, em 2023, um compromisso com a região de iniciar o atendimento nesta especialidade, que há muito tempo estava desassistida. Recebemos uma fila de mais de 2 mil pacientes aguardando por cirurgias, com pacientes na espera há mais de 10 anos” destaca o gerente administrativo do Estrela, Johnnie Locatelli.
Os dados apontam ainda que, em 2022, antes da referência no HE, o Vale do Taquari teve 133 cirurgias de alta complexidade na área de traumatologia. Já em 2024, após a chegada do serviço no hosítal, houve um aumento de 136% nas cirurgias de alta complexidade na área de traumatologia.
Os números gerais do hospital, em 2024, reforçam o crescimento da instituição e o impacto do atendimento prestado:
- 58,6 mil pessoas atendidas de 105 municípios diferentes;
- Quase 20 mil consultas de urgência e emergência;
- Mais de 158 mil exames realizados;
- Mais de 15 mil consultas ambulatoriais;
- Quase 6,5 mil internações;
- Mais de 5 mil cirurgias;
- 740 partos.
Com 76,4% dos atendimentos destinados a pacientes do SUS, o Hospital Estrela é referência para os ambulatórios de traumatologia, de cirurgia geral e de gestantes de alto risco para os municípios do Vale do Taquari