A comunidade de Arroio Galdino, no interior de Sério, mobilizava uma procissão para pedir chuva na localidade. Cerca de 40 fieis percorreram seis quilômetros de estrada de chão até a comunidade vizinha de Santa Madalena. Foram quase duas horas de caminhada com a imagem do padroeiro São José. Na época, todos os municípios do Vale do Taquari estavam em situação de emergência por causa da falta de chuvas.
Entre os participantes estava a agricultora Naide Catarina Zanatta Walter, de 64 anos. Na mão, ela carregava um livreto de orações que, entre as preces, tinha uma canção para pedir por chuva, escrita cerca de dez anos antes, quando uma outra seca assolou a comunidade. Na época, oito dias depois da procissão, a chuva veio.
A mobilização fazia parte também das comemorações da festa do padroeiro, realizada em 19 de março. Até lá, a imagem de São José deveria passar por 24 localidades de Sério.
Enquanto isso…
Papa tinha problemas de saúde – O Papa João Paulo II era hospitalizado com graves problemas respiratórios pela segunda vez no ano. O pontífice passou por uma cirurgia de traqueostomia.
Na época, João Paulo tinha 84 anos e era o líder da Igreja Católica desde 1978. Ele morreu alguns meses depois, no início de abril de 2005, e foi substituído por Bento XVI.
Há 50 anos…
Prefeito de Lajeado ia à Europa em missão estadual
Um coquetel na prefeitura marcava a transmissão de cargo do prefeito Alípio Hüffner para o vice Arlindo Goettems. O gestor embarcaria rumo à Europa com o diretor regional do Senai, professor Otto Diedrich. A viagem, de mais de 30 dias, era custeada pela Federação das Indústrias do RS.
No roteiro, estava Espanha, Inglaterra, Alemanha, França e Itália. Na Alemanha, Hüffner trataria de “assuntos referentes à Escola do Senai”, destinada à lapidação de pedras preciosas e semi-preciosas. A ideia era contratar mestres europeus para lecionarem em Lajeado, que erguia a primeira instituição do gênero no Estado. O prefeito também visitaria uma indústria de tratores da Iugoslávia, que tinha manifestado interesse em se instalar no Vale do Taquari.
Ao retornar ao Brasil, o prefeito seguiria para Brasília, onde apresentaria aos ministros do Trabalho, Arnaldo da Costa Prieto, e de Minas e Energia, Shigeaki Ueki, o relatório das atividades desenvolvidas na Europa.
Enquanto isso…
Cruzou o Atlântico de “teco-teco” – O italiano Giordo Gontardo, de 36 anos, atravessou o Oceano Atlântico pilotando o seu avião monomotor, conhecido como teco-teco. A aeronave comportava apenas o piloto e tinha uma autonomia de voo de 16 horas, viajava a 4 mil metros de altitude e a uma velocidade de cerca de 270 km/h. A viagem durou cerca de 31 horas, Gontardo saiu de Gênova, na Itália, fez escala em Casablanca e em Cabo Verde, e seguiu para Fortaleza, no Ceará, onde pousou no aeroporto. O aventureiro era dono de uma plantação de uvas na província de Voguera e vinha viajar pelo Brasil.
Hoje é
- Dia do Comediante
Santo do dia: Santo Alexandre