O temporal que atinge o Vale do Taqauri na tarde desta quarta-feira, 26, após dias de calor intenso, causou transtorno em cidades da região. Em lajeado, trechos do viaduto da Avenida Alberto Pasqualini e no bairro Montanha, ficaram alagados. As áreas afetadas passam por obras de duplicação e ampliação de pistas na BR-386, conduzidas pela CCR ViaSul.
Outro ponto crítico em dias de instabilidade é o acesso de Lajeado à Rua Bento Rosa, onde a concessionária iniciou intervenções de drenagem para melhorar o escoamento da água.
Em Taquari, ruas foram tomadas pela água e lojas foram invadidas pela enxurrada. Comerciantes tiveram que erguer barreiras na Rua Lautert Filho, no bairro Santo Antônio, após o nível da água subir rapidamente na região. Também houve relatos de chuva intensa e ventania em Santa Clara do Sul, com risco de granizo.
Nesta quarta, a estação meteorológica da Univates registrou máxima de 38,3°C. Com a chegada do temporal, a temperatura despencou para 26°C em menos de 20 minutos.
Os temporais são resultado do avanço de uma frente fria sobre a onda de calor que já atinge o estado. A previsão aponta que o risco meteorológico deve persistir pelo menos até sábado, dia 1º.