Desde sábado passado, o fluxo de veículos na rua Arno Eckhardt cresceu de forma considerável. A via, cuja extensão é quase toda em chão batido, se tornou uma alternativa para moradores de Conventos ingressarem na área central do bairro após a CCR ViaSul interromper o acesso principal, pela BR-386.
O movimento, no entanto, gera preocupação em moradores do entorno. Com a projeção de término das obras de duplicação da rodovia para o meio do ano, serão pelo menos quatro meses sem o acesso da BR à rua Pedro Theobaldo Breidenbach. Por isso, a comunidade pede melhorias para a via alternativa.
Luis Carlos Schaefer, 32 anos, reside em frente ao Salão Lassen, um dos pontos mais conhecidos do bairro. Segundo ele, a Arno Eckhardt sempre foi uma via pouco utilizada por motoristas. De um dia para outro, a situação mudou. “Nossa rua está virada em uma nuvem de poeira. Acredito que aumentou em 10 vezes o movimento desde o bloqueio”, frisa.
Em alguns horários de maior fluxo, a situação fica ainda pior. Moradores têm deixado suas casas fechadas por conta da poeira. “Não tem condições. E muitos carros passam em velocidade incompatível com as condições da rua, o que aumenta a poeira. Coloquei alguns cones para sinalizar e chamar atenção. Precisava fazer algo.”
Problema anunciado
Não é de hoje que as condições da Arno Eckhardt são alvo de críticas. Schaefer lembra que havia a promessa de pavimentação da rua antes da interrupção do acesso à Conventos pela BR. No entanto, a obra nunca saiu do papel. Mesmo com outras possibilidades de ingresso no bairro – como pelo Urban Center –, realça a importância de um olhar para a via.
“Nos diziam que, quando o trânsito fosse interrompido na BR, não seria um problema porque aqui já teria asfalto. Nesse tempo, vários loteamentos surgiram por aqui. Não é um trecho grande que necessitaria de pavimentação”, pontua.
Sem projeto
Ciente do problema na Arno Eckhardt, o secretário municipal de Obras, Fabiano Bergmann, salienta que o governo municipal deu atenção ao trecho antes do bloqueio. Na última semana, foi feita a manutenção geral de toda a extensão da via. “E encaminhei hoje (ontem) pela manhã um caminhão-pipa para ficar molhando a rua”, salienta.
Quanto a pavimentação do trecho de cerca de 800 metros, Bergmann afirma que, hoje, não há um projeto do município para a execução da obra. “Mas me coloco a disposição da comunidade para poder ajudar”.
Como acessar Conventos vindo da BR-386 (sentido Norte):
> Seguir pela rodovia, ingressar na via lateral e acessar o viaduto da rua Arnoldo Alfredo Scherer, com a opção de fazer o retorno e voltar à BR até chegar no entroncamento com a Pedro Theobaldo Breidenbach;
> Há também a opção de, ao subir no viaduto, seguir na Arnoldo Alfredo Scherer até ingressar na rua Arno Eckhardt e seguir em direção à rua principal de Conventos;
> Por fim, há a opção de fazer o retorno no viaduto, seguir pela BR e ingressar na avenida Franz Richter, no Urban Center, saindo a poucos metros da área central do bairro.