Em meio a discussões sobre a condução da arbitragem no Campeonato Gaúcho, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman, esteve ao lado do presidente da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol, Leandro Vuaden, e ambos se pronunciaram oficialmente sobre a repercussão da arbitragem na partida entre Grêmio e Juventude, assim como outros problemas decorrentes no Gauchão.
Para acalmar os ânimos, Hocsman anunciou a decisão de manter a arbitragem de campo gaúcha para os próximos jogos da semifinal e final, mas as equipes do VAR virão de uma federação diferente.
Outra preocupação exposta por Luciano foi direcionada principalmente para os ataques que a equipe do VAR vem recebendo desde o último sábado. De acordo com Luciano, a Federação vem trabalhando para manter o Campeonato Gaúcho em alto nível desde o seu início.
No entanto, os ataques ao desempenho da arbitragem vem acontecendo desde os primeiros jogos. “O quadro de arbitragem de qualquer lugar não pode errar, não pode cometer nenhum equívoco porque começa imediatamente a receber ataque pessoal”, relatou o presidente. Luciano também ressaltou o seu papel de arrefecer os ânimos daqueles que estão ultrapassando todo e qualquer limite.
Sobre os áudios do VAR da partida, Luciano destacou que serão disponibilizadas, aos clubes que solicitarem, todas as gravações dos confrontos na íntegra. Depois disso, a FGF também irá disponibilizar um link dos áudios no site da entidade para todos terem acesso.
Comissão confia na arbitragem gaúcha
Segundo Vuaden, a escolha de manter o árbitro de campo para o jogo da volta neste sábado se deu pela qualidade da arbitragem gaúcha ao longo do campeonato. “São jogos que todo o árbitro quer trabalhar, mas repercussão negativa sempre tem um peso diferente para a arbitragem. Por isso, fazemos uma reunião técnica pré-jogo para que todos entendam a importância do momento, porque cabe a nós potencializar a experiência dele para que ele vá para o campo com esse pensamento”, afirmou Vuaden.
“O mais importante de tudo é preservar o espetáculo. Os árbitros vão ser questionados, mas o principal é ter tranquilidade e serenidade para lidar com tudo”, completou.