Federasul ouve líderes do Vale sobre tarifas dos pedágios

PLANO DE CONCESSÃO

Federasul ouve líderes do Vale sobre tarifas dos pedágios

Encontro busca embasar federação para o plano de concessão das rodovias gaúchas

Federasul ouve líderes do Vale sobre tarifas dos pedágios
Foto: arquivo pessoal
Estado

A Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) se reuniu na manhã desta quarta-feira, 26, para ouvir líderes regionais sobre o plano das rodovias gaúchas. O principal objetivo do encontro é dar o embasamento técnico para a articulação da federação junto ao governo.

No início do ano, o vice-presidente de Infraestrutura da Federasul, Antonio Bacchieri, demonstrou preocupação com o aumento no número dos pedágios no RS, e citou como exemplo o pedágio entre Camaquã e Porto Alegre, aumentando para cinco pontos.

Em documento entregue pela CIC-VT ao Estado, a principal preocupação é o custo elevado das tarifar. Estudos preliminares indicam que, com as duplicações previstas, os valores poderão aumentar em 30%, “o que impactará negativamente a competitividade econômica da região”, afirma a entidade.

O documento também questiona os valores de tráfego médio diário (VDM) utilizados no projeto, considerados irreais pela análise regional. De acordo com os líderes locais, os dados atuais não refletem o volume real de veículos, especialmente em pontos estratégicos como a RS-130, cuja movimentação foi prejudicada por problemas de infraestrutura e eventos climáticos recentes.

Acompanhe
nossas
redes sociais