O Carnaval está chegando, e Venâncio Aires se prepara para dias de muita festa, cultura e diversão. Isso porque nos dias 1º e 3 de março, a Rua Osvaldo Aranha será palco dos tradicionais desfiles das escolas de samba, que ocorrem no trecho entre as esquinas das ruas Conde D’Eu e Barão do Triunfo. Além das apresentações, a programação conta com o evento Venâncio Folia, no dia 2 de março, trazendo música ao vivo para quem quer curtir o carnaval de uma forma diferente. Os desfiles serão transmitidos ao vivo pela página do Facebook da Prefeitura.
Com expectativa de presença de grande público, a primeira noite de desfile do CarnaVaires 2025 será no sábado, 1º de março. A partir das 20h30, a Osvaldo Aranha será tomada com a apresentação da ala show, bateria e harmonia da Cultura, Arte, Digital e Experiências (CADEX) de Santa Cruz do Sul, além das cortes carnavalescas e blocos infantis e adultos do interior. Às 21h30, a Escola de Samba Fiel Tribo Guarani entra na Rua Grande, seguida pela Unidos da Vila Freese, às 22h30.
A grande novidade da noite é a participação da Associação Recreativa Beneficente Cultural Unidos do Guajuviras, de Canoas, que promete encantar o público a partir das 23h30. De acordo com o secretário de Cultura e Esportes, Sandro Kroth, trazer agremiações de outros municípios engrandece ainda mais os desfiles. “Além de enriquecer o espetáculo com diferentes estilos e tradições, essa troca cultural aproxima as comunidades. Nosso objetivo é fazer do Carnaval um evento cada vez mais grandioso, promovendo a integração entre os carnavalescos e oferecendo ao público um show de alto nível”, afirma Kroth.
No domingo, 2 de março, a festa continua com o Venâncio Folia, que ocorre das 16h às 23h, também na rua Osvaldo Aranha. O evento reúne DJ Tavinho, Noredi Rodrigues e Banda, Banda Black 03, Misturaí e Schê Rodrigues e Banda, além da participação das choperias locais Max Haus, GoldenBauch e Bier 77. A ideia é proporcionar um espaço de entretenimento para todos os públicos. “Queremos promover e retomar a tradição de um carnaval com marchinhas e outros clássicos dessa festa que é tão popular”, destaca o secretário.
Já na segunda-feira, 3 de março, os desfiles recomeçam com a inversão da ordem de apresentação das escolas locais e uma participação especial: a Escola de Samba Embaixadores do Ritmo, de Rio Pardo, que promete encerrar a segunda noite de desfiles em grande estilo.
Os desfiles terão a presença de equipe de segurança privada, Brigada Militar e Departamento de Trânsito, além de duas ambulâncias para atendimento emergencial. Também ficou definido que a Rua Osvaldo Aranha será fechada para o trânsito a partir das 17h, tanto no sábado quanto na segunda. No domingo, o horário de fechamento da rua será às 14h.
Confira programação completa
27/02 – quinta-feira
20h – Carnaval das Conexões na Vila Freese. (lei aldir blanc)
1º/03 – sábado
20h30 – Abertura com ala show, bateria e harmonia da CADEX, cortes carnavalescas e blocos infantis e adulto do interior;
21h30 – Escola de Samba Fiel Tribo Guarani;
22h30 – Escola de Samba Unidos da Vila Freese;
23h30 – A.R.B.C Unidos do Guajuviras, de Canoas.
02/03 – domingo – Venâncio Folia, na rua Osvaldo Aranha (parte 2 do Projeto Carnaval das Conexões, da Lei Aldir Blanc)
16h às 17h – DJ Tavinho;
17h às 18h30 – Noredi Rodrigues e Banda;
18h30 às 20h – Banda Black 03;
20h às 21h30 – Banda Misturaí;
21h30 às 23h – Schê Rodrigues e Banda.
03/03- segunda-feira
20h30 – abertura com as cortes carnavalescas;
21h – Escola de Samba Unidos da Vila Freese;
22h – Escola de Samba Fiel Tribo Guarani;
23h – Escola de Samba Embaixadores do Ritmo de Rio Pardo.