O Vale do Taquari atingiu a marca de 700 casas entregues pelo Governo Federal por meio dos programas Compra Assistida e Minha Casa Minha Vida Reconstrução, afirma o secretário de Apoio à Reconstrução, Maneco Hassen.
Nesta terça-feira, 25, o secretário está em Lajeado para assinar novos contratos residenciais e entregar chaves pelo programa Compra Assistida. Já na sexta-feira, 28, Maneco irá a Encantado para assinar a construção de mais 100 moradias.
“Com isso, 135 imóveis foram adquiridos pelo Compra Assistida, 536 residências tiveram sua construção autorizada e 30 moradias rurais foram disponibilizadas”, destaca o secretário.
Em relação ao estado, Maneco ressalta que mil casas foram adquiridas por meio do Compra Assistida e 4 mil receberam autorização para construção. No entanto, ele reconhece que o número ainda está longe de atender a demanda total, estimada em 20 mil moradias.
O secretário também comenta sobre a burocracia envolvida no processo e lembra que, historicamente, o Brasil foi estruturado com trâmites longos e complexos. No entanto, destaca que o Compra Assistida é um programa novo e ainda está em fase de adaptação, o que justifica parte dessa burocratização.
Sobre as críticas de que não há casas disponíveis no valor de R$ 200 mil, Maneco explica que qualquer alteração mínima nesse montante impacta diretamente a economia da federação e por isso exige estudos profundos.
Por fim, o secretário reforça que as medidas adotadas pelo Governo Federal já ultrapassam R$ 80 bilhões em investimentos no estado, beneficiando pessoas, empresas, municípios e o governo estadual.