EGR muda estratégia no içamento das vigas, mas mantém prazo final

ponte da ERS-130

EGR muda estratégia no içamento das vigas, mas mantém prazo final

Peças serão lançadas de modo a permitir a colocação das lajes pré-moldadas na sequência. Etapa inicia no dia 5 e deve ser finalizada em 21 de março. Diretor-presidente mantém confiança em entregar obra no dia 29 do próximo mês

EGR muda estratégia no içamento das vigas, mas mantém prazo final
As 24 vigas serão içadas de oito em oito, o que permitirá colocação das lajes na sequência. (Foto: Caetano Pretto)
Lajeado

Para dar maior fluidez à reta final da construção da ponte da ERS-130, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) fez readequações no planejamento. A principal mudança é o içamento das vigas em três etapas, de modo a permitir a colocação das lajes pré-moldadas junto às estruturas lançadas. A estratégia foi montada após o adiamento do trabalho previsto para iniciar na sexta passada.

Conforme o diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, a ideia era executar essa etapa até o fim de fevereiro. Contudo, pelo novo planejamento, inicia na próxima quarta-feira, 5 de março. As 24 vigas serão lançadas de oito em oito. Assim, possibilitará a atuação da equipe de trabalhadores na colocação das lajes pré-moldadas.

“Mudamos a estratégia para fazer o içamento das vigas. A cada 60 metros, lançamos as lajes e vamos colocar uma equipe em cima da ponte para fazer os arremates. Temos 65 pessoas disponíveis que ficariam paradas se fosse no modo anterior. Então, já criamos mais frentes de trabalho”, comenta Vanacôr.

A adequação no andamento dos trabalhos vinha sendo estudada desde semana passada, quando as condições climáticas adversas – com direito a elevação do nível do Rio Forqueta – prejudicaram a logística. “Entre as vigas, vamos posicionado as lajes. E aí a ponte começa também a tomar forma”, comenta. A projeção é de que essa etapa seja finalizada até o dia 21.

O cronograma de entrega da ponte, para 29 de março, segue inalterado, segundo o diretor-presidente da estatal. “Se não tivéssemos uma preocupação de data, manteríamos o que estava previsto ali atrás, no sentido de planejamento de obras. Não abrimos mão de entregar a ponte até o fim de março. Virou um compromisso.”

Avanços

Enquanto prepara o lançamento das vigas, a EGR avança em outras frentes para garantir o término da obra dentro do prazo. Nesta semana, estão sendo feitas concretagens finais nas estruturas que estão junto ao Rio Forqueta. Também ocorre a construção das travessas que ficam na parte superior dos pilares. É nestas peças onde serão apoiadas as vigas.

“Passada essa etapa, começamos a montar a ponte. As lajes pré-moldadas também estão prontas. Algumas delas nem tinham mais espaço para serem depositadas no canteiro de obras”, destaca Vanacôr.

Quanto aos aterros, o lado de Arroio do Meio deve ser concluído antes, no dia 15. “Lá estão mais antecipados. Então, vão acelerar o processo para liberar aquele lado. E depois, se faz o de Lajeado, que é uma outra empresa.”

Relembre

  • A ponte da ERS-130 ruiu em 2 de maio do ano passado, durante a maior inundação da história do RS. O Estado publicou a licitação, cerca de 28 dias após o episódio. A empresa Engedal venceu a concorrência;
  • A nova ponte terá 150 metros de extensão, com duas faixas de rolamento e áreas para pedestres e ciclistas. O investimento supera R$ 14 milhões e o financiamento é por recursos próprios da EGR, provenientes da arrecadação nas praças de pedágio.

Acompanhe
nossas
redes sociais