O prefeito de Teutônia, Renato Altmann, sugeriu a criação de uma associação para discutir as demandas da microrregião, sem romper com a Amvat. Conforme o gestor, que também é presidente do G8, a medida é necessária para empoderar os oito municípios e estabelecer o grupo de maneira formal e legal.
Altmann também esclarece que o principal objetivo é somar forças para discutir as demandas da microrregião, de forma mais direcionada, mas reconhece a importância do apoio da Associação dos Municípios do Vale do Taquari.
“Hoje, se não discutirmos a Via Láctea, dificilmente o Vale avança. A questão da saúde é a mesma coisa”, comenta. Ainda em relação aos cuidados na área da saúde, o presidente menciona que na terça-feira, 25, haverá uma reunião em Paverama para apresentar o projeto da UTI do Hospital Ouro Branco.
Concessão da Rota do Sol e da Via Láctea
O prefeito de Teutônia critica o atual plano de concessão das rodovias e afirma que, da forma como está proposto, não satisfaz o município. Segundo Altmann, a maneira mais eficaz de solucionar os problemas é realizar uma reunião com a equipe técnica do governo estadual e do BNDES in loco, às margens da Via Láctea e da Rota do Sol.
“Enquanto fizermos reuniões e audiências públicas dentro de salas, o projeto não ficará de acordo com a realidade. É preciso sentir o vento do caminhão, ver o pedestre passando ali. Não dentro do gabinete, é as margens da rodovia que você consegue mostrar a real situação”, afirma Altmann.
Segundo o presidente, o secretário de Apoio à Reconstrução do Estado, Pedro Capeluppi, está disposto a realizar o encontro, e a data deve ser definida em breve.