O presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) assinou, no início da tarde desta segunda-feira, o contrato do Estaleiro Rio Grande, da Ecovix, com a Transpetro, para a construção de quatro navios
Handy no terminal rio-grandino.
“Eu sei da nossa responsabilidade. Esse estaleiro vai voltar a funcionar. Esses empregos não são amanhã não. Vai demorar alguns meses porque precisa estruturar tudo para começar a montar mais uma vez as coisas. Porque isso aqui foi semidestruído”, disse o presidente Lula.
O Estaleiro Rio Grande, consorciado com o Mac Laren, de Niterói, no Rio de Janeiro, foi o único a apresentar proposta com a oferta de R$ 433 milhões por embarcação para a construção de quatro navios Handy. O lançamento do primeiro navio é estimado para o primeiro semestre de 2026. Os demais navios serão entregues sucessivamente a cada seis meses, até meados de 2028.
Participaram da assinatura de contrato a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, o acionista da Ecovix, José Antunes Sobrinho, e a acionista do Estaleiro Mac Laren, Gisela Mac Laren.