A onda de calor que inicia nesta semana será longa, vai ganhar força e deve invadir o mês de março com possibilidade de as temperaturas muito altas persistirem durante a primeira semana do próximo mês, afirma a MetSul. Em Lajeado, segundo o Núcleo de Informações hidrometeorológicas da Univates (NIH), o dia mais quente será a próxima quarta-feira, 26, com marcas de 39ºC.
Esta segunda onda de calor de fevereiro – a primeira durou entre os dias 2 e 12 deste mês – está associada a uma bolha de calor entre a Argentina, Uruguai, Paraguai e o RS, afetando ainda parte de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Uma bolha de calor, também conhecida como domo ou cúpula de calor, é um fenômeno meteorológico caracterizado por uma área de alta pressão que permanece estacionada sobre uma região por dias ou até semanas.
Essa condição impede a movimentação de massas de ar mais frias e a formação de sistemas meteorológicos, como frentes frias, resultando no aprisionamento de ar quente próximo à superfície terrestre. O ar já quente, ao ser comprimido, aquece ainda mais, elevando significativamente as temperaturas locais. A formação de uma cúpula de calor ocorre quando massas de ar quente se expandem verticalmente na atmosfera, criando uma área de alta pressão que desvia sistemas meteorológicos ao seu redor.
As regiões que mais devem sofrer com o calor nesta semana no território gaúcho são o Oeste, Noroeste, o Centro, a Campanha, o Sul, os vales, Porto Alegre e a região metropolitana.