O terceiro dia da missão oficial aos Países Baixos foi dedicado a conhecer projetos inovadores de adaptação climática, com foco na proteção costeira e sistemas urbanos contra enchentes. A comitiva gaúcha visitou o Sand Engine, em Rotterdam, e o Molenwaterpark, em Zeeland. “Os neerlandeses mostram como trabalhar com a natureza, não contra ela”, afirmou o governador Eduardo Leite.
A visita ao Sand Engine, que usa 21,5 milhões de metros cúbicos de areia para proteger a costa, deu início ao dia. A comitiva seguiu para Zeeland, onde conheceu o Molenwaterpark, um parque urbano reestruturado para prevenir alagamentos. “É possível adaptar espaços históricos aos desafios climáticos sem perder a identidade”, afirmou o vice-prefeito Jeroen Louws.
Além dessas visitas, o grupo conheceu o Flood Museum e o Deltapark Neeltje Jans, maior sistema de proteção contra tempestades do mundo. As experiências servirão como base para o desenvolvimento do Plano Rio Grande, que visa a reconstrução e adaptação do estado após as enchentes de 2024.