A CCR Via Sul deu início a mais uma etapa das obras na Ponte Seca, ponto crítico de alagamentos que liga as ruas Bento Rosa e Ítalo Reali. As equipes da concessionária iniciaram a escavação para a instalação de um novo sistema de drenagem, que promete aumentar a vazão da água e minimizar os transtornos causados por enxurradas.
Com a intervenção, haverá mudanças no retorno e nas pistas de acesso à rodovia. Além da nova tubulação para melhorar o escoamento, também serão construídas novas alças de retorno, o que deve impactar o fluxo de veículos na região.
Nos próximos dias, a CCR Via Sul deve anunciar restrições de faixas no local para a continuidade dos trabalhos. A expectativa é de que, com a conclusão da obra, o sistema de drenagem seja ampliado, reduzindo os danos à via e proporcionando mais segurança para motoristas e pedestres.
Na última semana, as chuvas intensas voltaram a causar transtornos na região, com alagamentos em diversos pontos e danos ao asfalto. Com a nova estrutura, a concessionária busca evitar que o problema se repita.
Multa do Ibama
A recuperação do trecho foi alvo de críticas e polêmica em 2024. O governo municipal de Lajeado tenta ainda reverter uma multa aplicada pelo Ibama no valor de R$ 500 mil.
Em julho de 2024, uma terceirizada do município iniciou a recuperação do trecho. O Ibama considera que a administração cometeu crime ambiental por fazer obras sem licenciamento ambiental e em uma área de domínio. Houve notificação também da CCR Via Sul.
Desde então, a própria concessionária tem feito a recuperação do trecho e dando sequência também a melhorias nas alças de acesso.