A 47ª edição da Romaria da Terra será realizada no dia 4 de março, em Arroio do Meio. Com o tema “Reconstruir e Cuidar da Casa Comum com Fé, Esperança e Solidariedade”, o município foi escolhido devido ao impacto devastador da catástrofe climática de maio de 2024 no estado. “Houve um pedido unânime para que fosse no Vale do Taquari. Estou comprometido com essa caminhada e me integro a ela com muita disposição”, afirma Dom Itacir Brassiani.
São esperadas mais de 10 mil pessoas na procissão, que começará com uma acolhida no Seminário Sagrado Coração de Jesus. No local, será servido um café da manhã para os romeiros, antes do início da caminhada, às 8h30min. De acordo com o padre Alfonsi Antoni, o percurso seguirá pela Rua Gustavo Wintz, saindo da cidade em direção à margem do rio. Depois, continuará pela Rua Campo Sales, passando pela Comunidade Navegantes, e retornará até a praça coberta, onde ocorrerão as atividades ao longo do dia.
Dom Itacir Brassiani destaca a urgência da questão ambiental e a necessidade de preservação. “A moradia é para a família aquilo que a pele é para o corpo”, afirma. Ele reforça que a exploração intensiva dos recursos naturais precisa ser revertida. “Ou iniciamos um processo de mudança, ou a humanidade enfrentará grandes problemas. O foco deve estar na Terra não como propriedade, mas como parceira e irmã, da qual fazemos parte e que sustenta nossa vida”, acrescenta.
O padre Alfonsi e Dom Itacir também ressaltam a importância de homenagear as vítimas das enchentes. Desse modo, os organizadores convidam os participantes a trazerem os nomes dos falecidos e desaparecidos para que sejam incluídos na grande cruz da romaria, em um ato de lembrança e respeito.