Desde o dia 7 de janeiro o Aterro Sanitário Municipal de Teutônia está interditado. Ação foi necessária após um incêndio, que causou danos à esteira de triagem de resíduos. Com o fato, foi suspenso o contrato que a Administração Municipal tinha com a Cooperativa de Recicladores locais. Até então, os materiais eram fonte de renda para 22 pessoas associadas. Para manutenção do serviço de coleta e reciclagem, o Município fez contrato emergencial com empresa de Arroio do Meio, para onde é feito o transbordo.
Sem o contrato e sem os materiais, a Cooperativa aguarda liberação do espaço para que os associados voltem a trabalhar. Cobra que não seja feito contrato com empresa de fora do município e se dispõe a arcar com os custos de conserto da esteira.
Defesa Civil mantém o local interditado em virtude dos possíveis danos à estrutura do pavilhão, que é de propriedade do município. De acordo com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, é necessária a liberação ambiental, por órgão responsável, e o fim do processo de investigação sobre o incêndio, que está com a Polícia Civil.
Até o momento, o novo serviço contratado pela prefeitura é remunerado através de “ordem de serviço”, sem um contrato de longo prazo.