Dez árvores da espécie Ipê que estavam na área em que será construída a central de polícia, no bairro São Cristóvão, foram transplantadas no Parque Ney Santos Arruda nesta sexta-feira, 21. Os exemplares foram retirados para dar lugar à instalação do novo prédio que abrigará cinco delegacias da Polícia Civil.
Entretanto, em vez de serem suprimidas, como estava previsto, elas foram retiradas com a raiz para serem transplantadas em um novo espaço. O trabalho de remoção e plantio dos ipês foi conduzido pela equipe da Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura. Conforme a secretária, Elisete da Silva Mayer, o transplante é uma forma de preservar as árvores em um novo local.
“Nossa preocupação era retirá-las de forma segura, com toda a raiz que fosse possível, para que o transplante funcione da melhor forma no novo espaço das árvores. Com isso a preservação das árvores, elas poderão voltar a se desenvolver bem no parque, que tem espaço e necessidade de arborização após a enchente de maio”, explicou Elisete.
Abaixo, nas fotos, é possível observar o processo de retirada e transplante das árvores.