O atual Colégio Bom Jesus, de Arroio do Meio, comemorava, em 2005, seus 74 anos de fundação. Na época, eram pouco mais de 400 alunos e 50 professores. A história da escola começou com o padre Jacob Seger, vigário da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro da cidade.
O religioso foi encarregado de buscar no Porto de Mariante as três freiras alemãs da Congregação da Divina Providência encumbidas de trabalhar em Arroio do Meio, que na época ainda era distrito de Lajeado. Eram as irmãs Verônica, Natalis e Thenildis.
Quando as freiras chegaram, a comunidade católica iniciou a construção do colégio, fundado em 21 de fevereiro de 1931. O primeiro prédio da escola foi erguido onde hoje é o pátio da escola. Mais tarde, foi feita a ala central, que funciona até hoje.

Inauguração da área esportiva do colégio, na presença do prefeito Benito Johann e do padre Seger, no início da década de 1970
A escola foi denominada Colégio São Miguel porque, quando as religiosas vieram para o Brasil, passaram por uma terrível tempestade. Quando pisaram em terra firme, depois de sobreviver à tormenta, era dia do Arcanjo São Miguel. As irmãs da Divina Providência ficaram à frente da escola até o ano de 1987, quando o Professor Adalberto Brod assumiu a diretoria. Mais tarde uma parceria foi firmada com a Rede Bom Jesus, de Curitiba.
Em 2005, a escola atendia desde a educação infantil até o ensino médio, com Ensino para Jovens e Adultos à noite. A ideia para 2005 também era iniciar um curso de Técnico de Enfermagem.
Enquanto isso…
Polêmica no casamento de Ronaldo – A participação do padre Antonio Maria Borges no casamento do jogador de futebol Ronaldo com a modelo Daniella Cicarelli teve repercussão entre o clero. A Arquidiocese de São Paulo questionou a presença do padre na cerimônia, onde o religioso abençoou a união – que não era reconhecida pela Igreja Católica, uma vez que Ronaldo ainda não tinha se divorciado da primeira esposa, Milene Domingues. Ronaldo e Daniella se separaram menos de três meses depois do casamento.
Há 50 anos…
Festividades da Semana de Roca Sales
Em 1975, iniciavam as festividades da chamada Semana de Roca Sales, que marcava não só o aniversário de 20 anos de emancipação do município como também o centenário da imigração italiana.
Na programação, estavam jogos de futebol e de vôlei. A primeira disputa consagrou o Esporte Clube Concórdia como vencedor no futebol. Além das competições esportivas, a rua Padre Fernando Stefen (ao longo do trilho de trem) teria sua iluminação pública inaugurada. Os festejos terminariam com um baile na Sociedade Recreativa Rocasalense, onde seria coroada a nova Rainha do Município.
Hoje é
- Dia Nacional do Imigrante Italiano
- Dia Internacional da Língua Materna
Santo do dia: São Pedro Damião