O Centro de Inovação de Encantado deve ser inaugurado neste semestre, afirma a secretária municipal de Educação, Stefanie Casagrande. O prédio de 3 mil m², cedido pela Univates, está em fase de obras, com um custo estimado de R$ 3 milhões, e conta com o apoio de empresas privadas para sua conclusão, entre elas a Gerdau Brasil que fez um repasse de R$ 500 mil.
Stefanie destaca que, além de um hub de inovação, cujo propósito é estimular a interação entre diferentes agentes para o surgimento de ideias inovadoras e proporcionar às startups um ambiente para testar tecnologias e fazer networking, o espaço tem um papel estratégico para Encantado. “A cidade precisa se tornar um polo gerador de talentos. É necessário fomentar a área, criar estratégias diferenciadas e enfrentar o déficit de vagas e de mão de obra qualificada”, afirma a secretária.
O local também abrigará um centro educacional, que atenderá alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental no turno inverso ao da escola, e a sala de resiliência climática, que será coordenada por uma governança independente da administração municipal, informa Stefanie.