Projetada às margens da BR-386, a usina de asfalto da CCR ViaSul, em Estrela, teve as atividades suspensas nos últimos meses. A paralisação ocorreu em função de novas oportunidades na melhoria do processo de trabalho, bem como a possibilidade de fornecimento do material asfáltico direto das empresas contratadas.
A construção do complexo foi iniciada no segundo semestre de 2022 e a operação chegou a funcionar de forma parcial a partir de 2023, com produção de amostras dos materiais. A expectativa era que todos os elementos gerados pela usina fossem destinados às obras nas rodovias e intervenções feitas pela concessionária. Essa unidade foi projetada para processar cerca de 160 toneladas de asfalto por hora.
O investimento anunciado pela concessionária na construção da usina, localizada no km 356 da BR-386, foi de R$ 20 milhões na época. Com utilização de tecnologia importada da Alemanha, a usina estava programada para abastecer trechos sob responsabilidade da CCR ViaSul num raio de alcance de até 120 quilômetros.
A partir da paralisação das atividades, a CCR ViaSul informa que existe o interesse de outras empresas em adquirir o equipamento, que atualmente está em negociação. Em comunicado oficial, a concessionária ressalta que a busca por parte de outros empreendimentos surgiu por conta “da inovação e benefícios” proporcionados pela usina.
“Importante ressaltar que se não abre mão de tais benefícios, sendo estes considerados nas negociações e em estudos constantes em novas tecnologias, mais recentes no mercado e em alinhamento às diretrizes do Grupo, visando figurar entre as empresas mais inovadoras do Brasil na área de infraestrutura e mobilidade”, comunica a empresa.
Relembre
O anúncio sobre a construção do complexo foi feito em maio de 2022, sob a expectativa de uma inicia iniciativa inovadora que reutilizaria o material fresado extraído do antigo pavimento a partir do avanço das obras de duplicação e de readequação da BR-386. Esse processo iria gerar uma economia de 30% no emprego de materiais e também na exploração de recursos naturais.
A montagem da usina teve a maioria das peças importadas da China, mas a tecnologia do equipamento veio da Alemanha. Essa foi a primeira usina da CCR ViaSul no formato gravimétrico, que garante maior qualidade e sustentabilidade no produto final. Deste tipo, existem apenas outras três no Brasil, todas fora da região Sul.
O QUE FOI INVESTIDO
- R$ 20 MILHÕES na construção da usina de asfalto
- R$ 16 MILHÕES na compra do maquinário oriundo da Alemanha
- 35 METROS altura da estrutura construída em Estrela
- 30% seria a economia gerada pela usina devido ao reaproveitamento de matérias-primas