Com o avanço das obras de duplicação da BR-386, a CCR ViaSul inicia amanhã, 22, a adequação do acesso principal a Conventos. Com a intervenção, não será possível ingressar no bairro pela rodovia, no sentido Lajeado-Marques de Souza, manobra feita hoje por meio de uma faixa exclusiva no meio da pista.
A medida prevê a reconfiguração da sinalização no trecho, no quilômetro 342, “o que causará o bloqueio da travessia”, afirma a concessionária, em nota. No local, também serão implementadas pela concessionária a nova drenagem e pavimentação.
Por conta da intervenção no trecho, motoristas que trafegam pela pista Norte só poderão ingressar na Pedro Theobaldo Breidenbach, rua principal de Conventos, executando o retorno pelo viaduto da rua Arnoldo Alfredo Scherer, no quilômetro 340. O bloqueio visa garantir a segurança e o andamento das obras de duplicação, conforme a CCR.
O trabalho é feito em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Departamento de Trânsito. Além disso, o local terá sinalização reforçada sendo fundamental que os motoristas redobrem a atenção. A concessionária também orienta aos motoristas para que programem seu trajeto de forma a evitar imprevistos.
Poucos impactos
Coordenador do Departamento de Trânsito, Vinicius Renner não acredita em grandes impactos ao fluxo de veículos com o bloqueio temporário do acesso ao bairro mais populoso da cidade. Para ele, as obras de duplicação tendem a facilitar esse deslocamento assim que forem concluídas.
“Para nós, não deve alterar a questão do movimento. Vejo que vai dar maior fluidez, pois os veículos vão poder rodar direto ali. Temos também outras vias capazes de suportar o fluxo de acesso a Conventos, como a avenida Benjamin Constant. E, no futuro, a tendência será de uma maior utilização das vias marginais. Ficará bem mais fácil”, frisa.
Reta final
A duplicação da BR-386, no trecho entre Marques de Souza e Lajeado, está na reta final, com 88% das obras já finalizadas. O projeto, iniciado em 2021, prevê a construção de 20,3 quilômetros de pistas duplicadas, além de vias marginais e passagens inferiores. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) reforçou que a previsão de conclusão total da duplicação é junho de 2025.
Uma das últimas obras a serem executadas no local é o novo viaduto de acesso a Conventos, que ficará onde antes estava instalada a PRF. Também há a passagem superior no bairro Montanha, que passou por adaptações devido a danos decorrentes das chuvas.