Assembleia reforça a importância do municipalismo

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Assembleia reforça a importância do municipalismo

As tragédias de setembro de 2023 e maio de 2024 trouxeram diversas lições ao Vale do Taquari e ao Rio Grande do Sul. E, entre os duros aprendizados da comunidade gaúcha, a certeza de que nem sempre poderemos contar com tudo aquilo que esperamos dos governos estadual e federal. Afinal, as catástrofes naturais que liquidaram vidas, residências, empresas e ferramentas públicas também atestaram a incapacidade do Estado e da União de protegerem, atenderem e agora reconstruírem a pleno os municípios. E isso é natural. Os entes citados possuem outras demandas e não têm pernas para reestabelecer a ordem em um tempo decente.

Entretanto, e isso tem pautado os movimentos da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), não é admissível que os municípios quase dividam a conta da reconstrução, ao tempo em que o destino dos nossos impostos não respeita a mesma divisão entre municípios, Estado e União. Sobra pouco às cidades. E por isso a importância de eventos como a Assembleia de Verão da Famurs, e de tantos outros moldados para reforçar a relevância do municipalismo na vida do cidadão. Afinal, e ao fim e ao cabo, é na porta do prefeito (a) que os moradores do Vale costumam cobrar celeridade à reconstrução!

Coincidência em Xangri-Lá

Apesar da proximidade com o oceano – cerca de 100 metros de distância –, a temperatura estava alta nos salões da Saba, durante o segundo dia da Assembleia de Verão da Famurs, em Xangri-Lá. E, para fugir do forte calor (e do barulho), os prefeitos de Muçum, Mateus Trojan (MDB), e de Sério, Moisés de Freitas (MDB), se refugiram no estande da Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), a primeira a implantar o sistema free flow no Rio Grande do Sul.

Por lá, os dois gestores reeleitos – que também assumiram as presidências da Amat e da Amvat, respectivamente – encontraram a tranquilidade e o conforto necessário para debater questões regionais. Na sequência, o prefeito de Vespasiano Corrêa, Tiago Michelon (PL), se juntou à dupla, em um cenário curioso diante do recente debate sobre o free flow no Vale do Taquari. Mas de fato foi só uma coincidência.

Trem dos Vales em pauta na RS

A Assembleia de Verão da Famurs também serviu de palco para garantir mais eco a uma relevante demanda do Vale do Taquari: a reconstrução da Ferrovia do Trigo e a retomada do lucrativo e atraente Trem dos Vales. Ontem pela manhã, e antes das palestras técnicas no salão principal da Sociedade Amigos do Balneário de Atlântida (Saba), a Famurs e a Secretaria de Turismo do RS (Setur) promoveram o Encontro Estadual de Secretários e Coordenadores de Turismo. Os gestores debateram sobre o futuro do turismo gaúcho e o secretário estadual Ronaldo Santini reforçou a intenção do Estado de buscar, junto ao governo federal e à concessionária Rumo, um definitivo encaminhamento ao processo de reconstrução e de nova concessão da malha ferroviária gaúcha.

Articulação em Xangri-Lá

Presidente do FGTAS/Sine e ex-prefeito de Arvorezinha, José Scorsato (PDT) tem aproveitado cada minuto à frente da entidade para criar novas conexões e costurar a pré-candidatura a deputado estadual. Durante a Assembleia de Verão da Famurs, ele não parou de circular e ouvir demandas de prefeitos (as), secretários, assessores e vereadores dos mais diversos municípios das mais diversas regiões do Estado. Uma articulação necessária para quem almeja vagas na Assembleia Legislativa e, também, ao Congresso Nacional. E fica a dica!

TIRO CURTO

  • A possibilidade de Rafael Fontana (União Brasil) concorrer a deputado estadual tem prejudicado a relação do município de Estrela com deputados em exercício. Afinal, e mesmo de forma implícita, esses parlamentares não querem ajudar uma cidade que eventualmente projete um candidato local.
  • Ainda sobre Estrela, o município foi case negativo durante a Assembleia de Verão da Famurs, ontem, durante o painel sobre os Regimes Próprios de Previdência Social. Afinal, e no fim das contas, o velho RPPS estrelense está no vermelho.
  • Sobre os RPPS dos municípios, uma novidade. A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) vai iniciar em março uma série de visitas aos municípios para alertar os gestores sobre os riscos dos caixas no vermelho mas, especialmente, sobre as oportunidades para reverter os quadros negativos.
  • A prefeita Gláucia Schumacher (PP) está disposta a participar dos movimentos regionais e estaduais ligados ao municipalismo. Ela esteve no evento da Famurs, ontem. Aliás, participou no ano passado, também. Desta vez, ela saiu empolgada com os projetos do governo estadual e do poder judiciário para agilizar os processos de regularização fundiária. E vai levar para Lajeado.

Olhar do Lucas

Nosso peregrino das sextas-feiras andou pelo túnel verde de Vespasiano Corrêa. Aliás, é um dos mais belos acessos municipais do Rio Grande do Sul.

Acompanhe
nossas
redes sociais