Em exercício desde janeiro, a Reitoria da Universidade do Vale do Taquari – Univates foi empossada na tarde dessa quinta-feira, 20, em cerimônia fechada para o público. O momento solene foi realizado no Teatro da Univates e também marcou a posse do conselho curador e da diretoria da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates), mantenedora da universidade.
Na Univates, permanece no comando a reitora Evania Schneider, reeleita para mais quatro anos à frente da universidade. Ela terá, como vice-reitora, a professora Cintia Agostini, também presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat). O pleito ocorreu com chapa única, em 18 de novembro do ano passado, eleita com percentual de aprovação de 87,62% dos 1.058 votos computados.
Com uma carreira marcada por passagens em diversos setores e áreas na Universidade, Cintia Agostin agora encara o desafio da vice-reitoria com uma visão estratégica e a responsabilidade de guiar a universidade nos próximos quatro anos. “Quando eu olho para trás, penso nesse momento, que consolida muito do que a gente fez ao longo do tempo na universidade. A Univates é a minha casa, onde eu me construí tanto no maior processo de formação, como profissionalmente”, destaca.
Durante a cerimônia, Evania também destacou o compromisso da Univates com a inovação e o desenvolvimento regional. “Podem esperar uma universidade ainda mais aberta à comunidade e às organizações de modo geral, uma universidade investindo muito na pesquisa aplicada através do nosso Parque Científico e Tecnológico para buscar soluções para todos esses problemas que vivemos, especialmente nos últimos dois anos. Que a gente possa, juntos, construir um Vale cada vez melhor.”
Já na Fuvates, o professor Carlos Candido da Silva Cyrne foi eleito em assembleia geral no mesmo mês. Será a terceira gestão dele na mantenedora, tendo sido presidente por dois mandatos entre 2013 e 2020. Substituirá Ney Lazzari, que ocupou o cargo nos últimos quatro anos e agora será suplente do Conselho de Curadores.
Sustentabilidade financeira
Cyrne, que acumula 29 anos de trajetória na Univates, retorna à gestão da fundação com o compromisso de continuidade e adaptação aos desafios do ensino superior no país. Em meio à crise do setor, cita a necessidade de buscar uma sustentabilidade financeira para a instituição.
Ao assumir o novo mandato, ele relembra a passagem anterior na presidência. Um dos grandes diferenciais é que, nas gestões anteriores, figuras históricas que construíram a universidade ao longo de décadas integravam o grupo. Isso, ressalta, representa um período desafiador e de oportunidades para a formação de novas lideranças.
“Assumir a presidência da Fuvates, representa um momento de grande significado. Este não é apenas um ato formal, mas a renovação do compromisso com a história que nos moldou, e com o futuro que iremos construir juntos. Estamos aqui pelo presente propósito de ser a força que impulsiona novas oportunidades, a nossa missão e os nosso valores”, declara Cyrne, em discurso.
Novas diretorias
Univates
Reitora: Evania Schneider
Vice-reitora: Cintia Agostini
Pró-reitor de Ensino e Extensão: Tiago Weizenmann
Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação: Luis Fernando Saraiva Macedo Timmers
Fuvates
Presidente: Carlos Cyrne
Vice-presidente e diretor administrativo: Júnior Roberto Willig
Diretora financeira: Sandra Maribel Auler
Diretor jurídico: Álex Sandro Herold
Secretário: Diéferson Wickert
Conselho de Curadores
Titulares: Camile Bertolini Di Giglio, Ivandro Rosa, Fernando Rohsig, Júlia Elisabete Barden e Marcos Frank
Suplentes: Adilson Metz, Fernanda Pinheiro, Ivete Kist, Ney Lazzari e Renata Galiotto
Conselho Fiscal
Titulares: Valmor Kappler, Bruno Teixeira, Elaine Strehl, Joni Zagonel e Miguel Arenhart
Suplentes: Samuel De Conto, Rogério Schuck, Fernando Ataide Jorge, João Pedro Arruda e Dieres Martins