Empresários do Grupo Transforma RS, estiveram na região para conhecer o potencial econômico, logístico e turístico local. O grupo, que busca tornar o estado mais competitivo e inovador, recebeu o convite da CEO da Fruki Bebidas, Aline Eggers Bagatini. A agenda começou com a visita à planta industrial da Fruki, em Paverama, onde os executivos conheceram as instalações e as obras de ampliação da empresa.
Já em Lajeado, o grupo almoçou no restaurante anexo ao Parque do Imigrante. Durante a tarde, o destino foi Encantado, com visita ao Cristo Protetor e ao Boulevard, sendo recebidos pelo empresário Fábio Vitória. O cenário encantou os visitantes, reforçando o grande potencial turístico do Vale, com vista privilegiada para a Lagoa da Garibaldi.
Agendas como essas, têm uma importante visão estratégica para o Vale. Muitas das empresas representadas pelos executivos possuem unidades na região, e essa proximidade permitiu que vivenciassem a realidade local. Eles percorreram rodovias, enfrentaram congestionamentos na ponte de ferro e entenderam a urgência da duplicação da RS-130. Também entenderam a importância da BR-386 para o estado, e sua condição de passar pelo epicentro de todo o problema logístico da região.
A CEO da Fruki destacou que a intenção de trazer os empresários para a região é apresentar as potencialidades turísticas e empresariais da região. Segundo Aline, o Transforma RS é um movimento com a finalidade de unir esforços para reconstrução do estado e atender demandas das mais diversas regiões.
O último compromisso do grupo foi no Centro de Inovação de Encantado, ressaltando a importância da tecnologia fomentar novos negócios. O encontro deixou um sentimento positivo de que a Vale pode atrair mais investimentos e olhares estratégicos para suas necessidades e oportunidades.
Grupo do Transforma RS presente na comitiva:
- Aline Eggers Bagatini – Ceo Fruki Bebidas
- Daniel Randon – Randoncorp
- Daniel Santoro – Conselheiro
- José Gallo – ex – Ceo Renner
- Gabriela Schwan – Rede Swan Hotéis
- Mauro Bellini – Marcopolo
- Renata Grazziotin – Lojas Grazziotin
- Humberto Busnello – Toniolo Busnello
- Eduardo Capellari – Attitus
- Walter Lídio – CMPC
- Ronald Krummenauer – Transforma RS
- Caroline Gonçalves – Transforma RS
- Leandro Moreira – Transforma RS
Colégio Teutônia e Hassmann S.A garantem bolsas de estudos
O Colégio Teutônia firmou parceria com a empresa Hassmann S.A., de Imigrante, para concessão de bolsas de estudos nos cursos técnicos em Eletrotécnica e Eletromecânica. Inicialmente, 13 alunos já foram beneficiados, sendo 12 funcionários da empresa selecionados para bolsas integrais, com a Hassmann custeando 100% da mensalidade. Ainda há nove vagas para estudantes que não estão no mercado de trabalho.
A controladora da Hassmann, Ariete Versteg Mocellin, destaca que qualificar a mão de obra é prioridade para a empresa. Já a diretora interina do Colégio Teutônia, Fabiane Dentee Wommer, reforça que a parceria fortalece o desenvolvimento regional e garante profissionais preparados para o mercado. A prefeitura de Imigrante estuda viabilizar o transporte dos alunos até a instituição, ampliando o acesso à qualificação técnica.
RÁPIDAS
- Inflação – O economista Mário Mesquita, afirmou que o governo precisa retomar o teto de gastos para controlar a inflação com juros mais baixos. Atualmente, o arcabouço fiscal permite aumento de até 2,5% acima da inflação. Segundo ele, a volta ao teto pode ocorrer sem cortes em programas sociais essenciais.
- Fraudes – O Ministério da Justiça e a Febraban lançaram a Aliança Nacional de Combate a Fraudes Bancárias e Digitais, fortalecendo a parceria com a Polícia Federal. A iniciativa busca prevenir e reprimir golpes, centralizando canais de denúncia. Em fevereiro, 36% dos brasileiros foram alvo de fraudes, com idosos entre os mais vulneráveis.