“Cada grupo traz um pouco de si e leva muito de nós”

ABRE ASPAS

“Cada grupo traz um pouco de si e leva muito de nós”

Ruti Tramontini, 50, é natural de Encantado e viu no setor turístico a união da sua vocação com a paixão por sua cidade. Formada em Gestão de Turismo e Guia de Turismo, Ruti atua de forma regional, Brasil e América Latina. Além do seu trabalho, Ruti é engajada junto de lideranças e segmentos para o desenvolvimento e crescimento do turismo na região e Estado

“Cada grupo traz um pouco de si e leva muito de nós”
Fotos: arquivo pessoal

O que te motivou a seguir carreira no turismo e se tornar guia?

Eu sempre participei de muitas frentes de trabalho no município de Encantado, como colaboradora e também voluntária, pois amo demais minha cidade. O surgimento do Cristo Protetor despertou em mim uma vontade de colaborar com esta construção da nova realidade que aconteceria aqui. Durante a pandemia, iniciei então a graduação de Gestão de Turismo e também o curso técnico de Guia de Turismo. Logo que me formei, já comecei a receber os visitantes que chegam para visitar nossa região.

Quais são os principais desafios de ser guia de turismo no Vale do Taquari?

Este desafio não é só do nosso Vale, digo ser mundial. O que mais se vê são pessoas sem capacitação ou treinamento fazendo condução de turistas e vendendo produtos turísticos. Trabalhar com turismo exige muita responsabilidade. O agenciamento e oferta de atividade turística ilegal oferecida por pessoas que não possuem conhecimento técnico ou especializado podem comprometer tanto os turistas quanto os próprios empreendimentos.

Os guias e agências oficiais estão aptos a orientar, planejar e executar experiências seguras e muito mais proveitosas. A ausência de ações de fiscalização mais efetiva estabelece um ambiente fértil para o “turismo pirata” e agenciamento turístico praticado por pessoas que não são do ramo.

Quais são os destinos mais procurados pelos turistas atualmente?

Os destinos mais procurados no Vale do Taquari incluem roteiros culturais, rurais, mirantes e monumentos. Nossa região tem um potencial turístico muito grande, além de oferecer rotas e roteiros onde a paisagem, a gastronomia e principalmente as experiências encantam os visitantes e turistas. Um dos locais mais visitados é o Cristo Protetor, seguido por empreendimentos gastronômicos, cachoeiras, vinícolas, mirantes, igrejas e capelas.

Há alguma experiência inesquecível que você teve guiando um grupo?

Cada grupo traz um pouco de si e leva muito de nós. Tenho o privilégio de presenciar demonstrações verdadeiras de fé e devoção. Eles chegam aqui como visitantes e saem como meus amigos.

Quais são os erros mais comuns que turistas cometem e como evitá-los?

Um dos maiores erros é a falta de informação. Para a experiência ser ótima, é necessário pesquisar sobre o destino. Também recomendo contratar profissionais e empresas que estejam cadastrados ao Ministério do Turismo, sejam restaurantes, bares, transportes, agências de viagens e claro, um guia de turismo.

Acompanhe
nossas
redes sociais