A história de superação de Vilson Luis Wildner ganhou um novo capítulo nessa terça-feira, 18, graças ao Projeto Mãos Solidárias. O agricultor, que sofreu a amputação de uma das mãos em um acidente com um triturador de pasto em 24 de janeiro de 2023, recebeu uma prótese funcional por meio da iniciativa do Rotary Club de Cruzeiro do Sul.
Segundo a presidente do Rotary Club Cruzeiro do Sul, Jaqueline Kerber, o pedido partiu da filha, Vitória, que entrou em contato com o clube por meio das redes sociais no final de 2024. “A partir desse pedido, o nosso Rotary acionou o projeto, fez todo o cadastramento do beneficiário e este foi selecionado para receber a prótese”, explica.
O grupo recebeu a prótese e passou por treinamento para manuseá-la corretamente antes da entrega ao agricultor. “Foi um momento de grande emoção para todos nós. Não entregamos apenas uma prótese, mas também a esperança de retomar atividades do dia a dia e uma nova oportunidade de viver plenamente”, destaca Jaqueline.

Foto: divulgação
Conheça o projeto
Criado a partir da união entre dois distritos de Rotary, o 4710 e o 4630, o Projeto Mãos Solidárias tem como objetivo distribuir gratuitamente próteses de mão para brasileiros que perderam o movimento ou nasceram sem elas. O projeto utiliza a prótese LN4, desenvolvida pelo designer industrial Ernie Meadows em homenagem a sua filha Ellen. Desde 2006, o modelo foi projetado para ser acessível e totalmente gratuito para os beneficiários.
Ao longo de 2024, o projeto já realizou a entrega de 100 próteses em diversas regiões do Brasil e tem outras 300 programadas.
A distribuição das próteses ocorre por meio de parcerias entre clubes de Rotary e instituições locais, facilitando a identificação de beneficiários e organização de eventos para entrega e orientação sobre o uso dos dispositivos.