A Associação dos Municípios Turísticos do Vale do Taquari (Amturvales) elege sua nova diretoria no dia 28 de fevereiro, em Assembleia Geral Ordinária marcada para o auditório Brasil, no Centro Administrativo de Encantado. No evento deve ser oficializado o retorno do empresário Rafael Fontana à presidência da entidade. O atual coordenador do projeto “Trem dos Vales” é o principal nome cotado para suceder, Charles Rossner, que encerra a sua gestão de dois anos no cargo.
Fontana presidiu a associação regional entre 2007-2009 e 2017-2019 e mesmo nos demais períodos manteve-se próximo dos projetos conduzidos nos municípios filiados. Além do cargo de administrador na Lume Gestão de Eventos, o empresário lidera também o movimento SOS Habitar, voltado aos projetos habitacionais de Encantado. “Neste momento estamos focados na resolução do impasse sobre as ferrovias do Vale, por conta dos passeios do Trem. Temos neste quarta-feira importante audiência pública com o governo estadual. Até a próxima semana definidos os detalhes sobre a composição da diretoria”, especifica.
Prestes a iniciar sua terceira gestão na Amturvales, Rafael terá desafios importantes e marcos históricos no cenário turístico regional. A maior urgência está na pressão sobre a Rumo Logística para recuperação da ferrovia que permite o retorno dos passeios do projeto Trem dos Vales entre Muçum e Guaporé. Os passeios estão suspensos em função dos estragos provocados pelas enchentes nos trilhos e viadutos.
Em março estão previstas as conclusões das obras na nova ponte da ERS-130, que facilita a logística regional, além da projeção de entrega da duplicação da BR-386 e faixas adicionais até o fim do primeiro semestre. Outra expectativa é para a inauguração do complexo do Cristo Protetor e construção do Hotel Laghetto, ambos em Encantado.
Troca na presidência
Charles Rossner comandou a associação nos últimos dois anos. O empresário chegou a conciliar o cargo na entidade regional com a função de secretário de Turismo em Encantado. A decisão de não permanecer à frente da Amturvales passa pelo processo de expansão da empresa administrada por ele, a RS Turismo. Recentemente a agência anunciou um processo de ampliação dos atendimentos para outras regiões do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Antes de assumir a presidência, Rossner também esteve no cargo de vice-presidente e outras funções da diretoria. “Pretendo seguir colaborando com o turismo do Vale do Taquari, de maneira diferente, mas como um entusiasta do nosso potencial e trabalho de empreendedores”, conclui.