Oprojeto Re.ciclo, capitaneado pela empresa Girando Sol, de Arroio do Meio, contabilizou o recolhimento 11,8 toneladas resíduos plásticos recicláveis em 2024. O programa envolveu 33 escolas e impactou 8,6 mil estudantes de Arroio do Meio, Lajeado Cruzeiro do Sul, Santa Clara do Sul e Estrela.
Diante dos resultados, a empresa pretende, neste ano, divulgar e incentivar a adesão de mais escolas da região e agregar novos parceiros para as coletas nas instituições de ensino. “No momento, atendemos apenas as cidades mais próximas a Arroio do Meio. Esperamos que o projeto possa se expandir e beneficiar mais regiões”, afirma a analista ambiental da Girando Sol, a bióloga Patrícia Aguiar.
Os números do ano passado são motivos de comemoração às pessoas envolvidas no projeto Re.ciclo. “O ano de 2024 foi especialmente desafiador para a nossa região, marcada pelas enchentes que impactaram tantas comunidades no Rio Grande do Sul.” Patrícia lembra que muitas escolas participantes do projeto e a empresa parceira das coletas, a Lorenzon Plásticos, foram atingidas. “Mesmo diante das adversidades, as escolas foram exemplo de resiliência e compromisso com a educação e a sustentabilidade. A participação de cada aluno, professor e equipe escolar mostrou que, juntos, podemos transformar dificuldades em aprendizado e conscientização, fortalecendo ainda mais nossa luta por um futuro sustentável.”
Patrícia destaca que as quase 12 toneladas de resíduos arrecadados em 2024 superaram o ano anterior (veja quadro). “O apoio dos parceiros recicladores foi fundamental para o sucesso destes resultados, que não desistiram mesmo com os desafios dos acessos”, ressalta a bióloga, referindo-se aos danos nas pontes.
Ambiental e social juntos
O projeto tem cunho ambiental e social. A instalação do ecoponto nas escolas parceiras incentiva os alunos a realizarem o descarte correto de embalagens de plástico. O projeto realiza palestras de educação ambiental e disponibiliza materiais gráficos impressos e digitais para utilização da instituição.
Conforme Patrícia, as empresas recicladoras parceiras coletam os materiais nas escolas. O valor proveniente da venda dos recicláveis é revertido diretamente para as escolas participantes. “Essa receita adicional proporciona recursos financeiros que podem ser aplicados em melhorias internas, beneficiando diretamente os alunos e a comunidade escolar.”
Ecoponto itinerante
O Re.ciclo disponibiliza de forma gratuita um ecoponto itinerante para atividades pontuais. “Com isso, realizamos a arrecadação de resíduos do evento e encaminhamos para reciclagem.” Patrícia destaca que o valor da venda é revertido para entidade promotora da ação. “Já participamos de vários eventos, como a Festa da Criança The Horse, em parceria com o Interact, bingo beneficente das mulheres, promovido pelo Rotary Club, e a ação Viva o Taquari Antas Vivo. Esse movimento ajuda na conscientização da comunidade.”
Ação permanente ultrapassa os muros da escola
A Escola de Ensino Fundamental Guido Arnoldo Lermen tornou-se ponto de referência para descarte correto de embalagens plásticas no bairro Centenário, em Lajeado. Em agosto de 2023, a instituição aderiu ao Re.ciclo, da empresa Girando Sol. Conforme a professora de ciências Tânia Márcia Schena Mallmann, a adesão dos estudantes e comunidade escolar foi acontecendo gradativamente.
“Fizemos uma campanha nas salas de aula, enviamos bilhetes para as famílias, informando sobre os materiais que poderiam ser trazidos para o ecoponto.” Os professores procuraram reforçar a separação dos recicláveis em casa e na escola.
Tânia conta que costuma abordar nas aulas de ciências o cuidado com o ambiente. Por meio de vídeos e outros recursos didáticos, a professora apresenta a realidade de mundo nas questões ambientais: os impactos dos plásticos na vida, com enfoque na vida marinha; os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU; a quantidade de plásticos descartados incorretamente no aterro sanitário de Lajeado; o impacto ds microplásticos; o aquecimento global. “Procuramos trazer a realidade mundial para dentro das salas de aula, alertando para os cuidados que devemos ter com o ambiente e o nosso papel de cidadão do mundo.”
Investimentos
Os recursos obtidos com a venda dos recicláveis são aplicados de forma a beneficiar todos. “Encapamos um jogo de sofá que fica no saguão da escola, compramos cortinas novas para três salas de aula”, conta Tânia.
“É um trabalho que não pode parar, porque esse projeto é maravilhoso e necessário.”
Para participar
A escola que tiver interesse em participar do Re.ciclo deve encaminhar a solicitação pelo do link https://materiais.girandosol.com.br/re-ciclo-nas-escolas. Contatos para pelo e-mail ambiental@girandosol.com.br e whatsapp (51) 99653-9396.
Entrevista – Patrícia Aguiar, analista ambiental
Educame – Como surgiu o projeto Re.ciclo?
Patrícia – A iniciativa ocorreu em 2019, com a instalação de um ecoponto dentro da unidade da empresa, incentivando os funcionários a retornarem as embalagens dos nossos produtos. Estas embalagens são lavadas e moídas e voltam a ser incorporadas no processo de fabricação de novas embalagens. No mesmo ano, realizamos uma ação ambiental com a instalação de um ecoponto na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Caetano, de Arroio do Meio, que fica próxima a empresa para recolhimento das embalagens.
Como ocorreu a expansão?
Com a experiência positiva escola São Caetano, em 2022, a empresa estruturou o Projeto Re.ciclo para atender mais instituições de ensino de Arroio do Meio e realizou a divulgação por meio da Secretaria de Educação. Contou também com a parceria da empresa recicladora Lorenzon Plásticos para as coletas.
Quais eram os objetivos iniciais?
O objetivo inicial estava em conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da separação dos resíduos e a reciclagem. Mostramos a importância da economia circular com a valorização do resíduo plástico e a transformação em insumos para novos produtos.
Nesta caminhada, chegando ao quarto ano, quais foram os pontos que mais se destacaram?
Nesta caminhada destacamos a crescente procura pelas escolas da região, chegando a mais de 30 escolas participantes. A adesão das escolas ao projeto representa um compromisso significativo com a educação ambiental e sustentabilidade. Ao unir esforços em prol da sustentabilidade, estas escolas estão não apenas educando, mas também colocando em prática os princípios da responsabilidade ambiental e social, promovendo um futuro mais consciente e sustentável para todos.