EGR planeja lançar vigas até o fim do mês

PONTE DA ERS-130

EGR planeja lançar vigas até o fim do mês

Condições climáticas interferiram no cronograma de instalação das peças, que deveria iniciar até este sábado. Estatal garante que etapa será executada ainda em fevereiro e reitera conclusão da travessia até o fim de março

EGR planeja lançar vigas até o fim do mês
Ao todo, serão içadas 24 vigas. Ideia da EGR é fazer seis por dia. (Foto: Gabriel Santos)
Vale do Taquari

A 39 dias do fim do prazo, as obras para construção da nova ponte da ERS-130 vão entrar em uma importante etapa com a instalação das primeiras vigas que compõem a futura travessia sobre o Rio Forqueta, entre Lajeado e Arroio do Meio. Os trabalhos iniciam ainda este mês, conforme a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).

As condições climáticas dos últimos dias, no entanto, interferiram sobre o cronograma anterior, que previa o começo das intervenções entre sexta-feira, 21, e sábado, 22. As chuvas que atingiram a região causaram elevação no nível do Forqueta. A estiva, construída ao lado da ponte temporária do Exército, chegou a ter o fluxo de veículos interrompido na segunda-feira, 17.

“A previsão da montagem do equipamento para lançamentos das vigas e lajes pré-moldadas na ponte vai sofrer alteração de datas, mas permanece em fevereiro. A EGR e a empresa contratada buscam minimizar os impactos das chuvas no cronograma”, detalha a estatal, em nota encaminhada à reportagem ontem à tarde.

A projeção da EGR é de que sejam içadas seis vigas por dia. Ao todo, são 24 a serem lançadas. Mesmo com os imprevistos recentes, a intenção é de que este trabalho seja finalizado até o fim do mês. Após essa etapa, serão colocadas as lajes, o que deve levar pelo menos cinco dias. Com isso, a expectativa é de que essa parte esteja pronta no começo de março.

Outras intervenções

Em paralelo a essas intervenções, equipes da Engedal, empresa responsável pela obra, atuam na construção das travessas na parte superior dos pilares, onde serão apoiadas as vigas da nova ponte da rodovia. “Seguimos monitorando as condições climáticas que podem dificultar o andamento dos serviços”, cita, na nota.

No parque fabril montado nas imediações da futura ponte, trabalhadores seguem com a produção das lajes pré-moldadas que serão instaladas após o içamento das vigas. Já nas extremidades ocorre a construção do aterro de nivelamento da 130 com a nova travessia. O projeto prevê uma rampa de 170 metros de pista de rolamento até a altura da estrutura, em ambos os lados.

Sem mudanças

Por ora, a EGR segue com a projeção de entregar a nova ponte no dia 29 de março, três meses após o prazo inicial estabelecido pelo governo do Estado, que era de conclusão até o Natal de 2024. Apesar dos avanços recentes, setores da comunidade regional mantém desconfianças quanto à promessa mais recente.

Prefeito de Arroio do Meio, Sidnei Eckert esteve semana passada no local, acompanhado do diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr. Ao gestor municipal, foi reforçada a promessa de entrega no fim de março.

“Ele nos afirmou que teria uma probabilidade muito alta de ser entregue até esse dia [29 de março]. A comunidade ainda fica com pé de dúvidas quanto a isso. Mas temos que manter o otimismo”, afirma.

Estrutura resiliente

A nova ponte sobre o Rio Forqueta, na ERS-130, está sendo construída com 172 metros de extensão, 5,10 metros acima da antiga – além de contar com duas faixas no pavimento principal e espaço para travessia de pedestres e ciclistas. O investimento é de R$ 14 milhões.

Acompanhe
nossas
redes sociais