Eeef Moisés Cândido Veloso encaminha pedido para educação em turno integral

REDE ESTADUAL

Eeef Moisés Cândido Veloso encaminha pedido para educação em turno integral

Escola, localizada no bairro Hidráulica, em Lajeado, tem agenda com a coordenadoria regional de educação para oficializar demanda. Expectativa é que o formato seja iniciado em 2026

Eeef Moisés Cândido Veloso encaminha pedido para educação em turno integral
Para iniciar o ano letivo, escola recebeu os estudantes com um show da Banda Rosa’s. (Foto: Bibiana Faleiro)
Lajeado

A Escola Estadual de Ensino Fundamental (Eeef) Moisés Cândido Veloso, de Lajeado, inicia o ano letivo com novidades. Para este ano, a instituição organiza o pedido para a educação em turno integral, que pode ser iniciado em 2026. Além disso, volta a ter alunos do 1º ano do Ensino Fundamental.

Diretora da escola, Savenia Chitolina Gonçalves afirma que uma reunião com a 3ª Coordenadoria Regional de Educação (Cre) já está marcada e a expectativa é poder receber os alunos em turno integral no próximo ano.

A educadora destaca que nas proximidades do bairro Hidráulica, onde a escola está localizada, não há projetos de contraturno escolar. O mais próximo é a Slan, que fica hoje perto do Parque dos Dick. Segundo Savenia, esse é também um pedido dos pais e familiares dos alunos. A diretora afirma que a maioria dos alunos da instituição são moradores do Centro, que não estudam nas escolas particulares.

Além disso, a diretora ressalta que parte da estrutura da escola, ociosa até então, foi restaurada para receber os estudantes da Eeef Fernandes Vieira. A instituição ocupa o espaço de forma provisória, até que a sede original – danificada após as enchentes – seja reformada.

“Quando o Fernandes Vieira voltar para sua estrutura própria, essas salas de aula voltarão a ficar ociosas. Queremos colocar o turno integral ali. Com certeza isso vai trazer mais alunos para a escola também.”

A Educação em Tempo Integral tem como particularidade a carga horária estendida, geralmente contemplada em dois turnos por dia letivo. Algumas escolas têm aulas obrigatórias de manhã e oferecem projetos diversos no contraturno da tarde.

Mais estudantes

Savenia ainda justifica o porquê da escola não possuir turma de 2º ano do Ensino Fundamental em 2025. Segundo a diretora, em 2023, apenas sete alunos estavam inscritos no 1º ano e o baixo número de interessados fez com que a turma não fosse aberta em 2024. A turma só voltou a ser aberta este ano e a ideia é que, até o ano que vem, a situação seja normalizada.

“No ano passado, com o auxílio dos professores, conseguimos trazer mais estudantes para a escola e estamos correndo atrás desse prejuízo.”

A diretora assumiu a escola neste ano, e destaca outro projeto positivo desenvolvido com os estudantes, em parceria com alunos da Univates, que levam conhecimento sobre diferentes áreas para dentro da instituição. No ano passado, foram estagiários dos cursos de educação física e fisioterapia. Neste ano, o tema estará ligado à odontologia.

Para receber os cerca de 150 estudantes nesta semana, a escola também programou um evento com a presença da Banda Rosa’s. O objetivo é ainda divulgar o trabalho e a estrutura da instituição.

Acompanhe
nossas
redes sociais