É sabido que precisamos sempre apostar nas diferentes nuances no relacionamento humano, no mundo dos negócios. E num mundo cada vez mais branco e preto, onde se tem uma dificuldade crescente em não perceber ou até ignorar todos os tons de cinza e em especial as cores mais vibrantes, a necessidade de imprimir toda a destreza e energia nos relacionamentos é sinônimo de sucesso e, porque não dizer, de rentabilidade nos seus negócios. E é natural que essa dificuldade persista com maior intensidade, quando colocamos filtros cada vez em maior número, ou para nos preservar de possíveis dissabores ou para realmente conseguir atingir aquela parcela da população que de fato nos interessa naquele momento.
Ao mesmo tempo é interessante termos clareza de quem se quer atender. Todos já ouvimos a máxima de que o cliente sempre tem razão. Discordo. Para mim, seja um cliente ou um parceiro de negócios, se for mal-educado, grosseiro, arrogante, que só quer obter vantagem e não aprendeu que a melhor forma de negociar é o ganha-ganha, não tenho nenhum óbice em “demitir” sem constrangimento o referido. Acima de tudo eu preciso me respeitar e deixar claro quais são meus valores.
Confiança e respeito se constrói no decorrer de muito tempo, jamais foi da noite para o dia. É resultado de tempo, de troca e de investimento. Priorizar as relações no presente, resgatando todas as possíveis do passado, pode ser a chave para solidificar os contatos que podem crescer ao longo do tempo. Vivendo em um cenário de distanciamento social por um certo período, as conexões ganham um novo valor com os encontros presenciais e a possibilidade de voltar a conviver.
Dar prioridade para as relações continua sendo a moeda mais forte no mundo corporativo. Você constrói sua rede de contatos durante sua caminhada profissional, e a mais seletiva, em se tratando de sua vida privada. Como solidificar os contatos é o segredo de como intensificar essa relação para futuros negócios. A tecnologia é uma ferramenta que nos auxilia muito em operações automatizadas, mas por si só ela não agrega, a não ser que você tenha tido experiências positivas através da tua caminhada, onde tenha desenvolvido experiências de confiabilidade. Esta relação, aliás, é necessária na sua base familiar, na empresa onde você atua ou com seus parceiros comerciais e clientes.
Ter empatia, ter conhecimento e domínio sobre sua área de atuação (e se pairar alguma dúvida, ser transparente e entregar a resposta devida com a maior brevidade), podem intensificar o aprofundamento da conexão que você terá com seu interlocutor. Um ponto em que muitos profissionais pecam, e conhecemos vários, é na dificuldade de escutar, de prestar atenção em quem você está atendendo. Já conheci muitos profissionais que são verdadeiros locutores, narradores que não aprenderam a ser ouvintes, e esse pode ser um fator do insucesso numa relação de negócios. Mais ainda quando não se tem a capacidade de captar o tipo de personalidade de cliente que temos na nossa frente.