Cerimônia marca posses na Univates e Fuvates

ENSINO SUPERIOR

Cerimônia marca posses na Univates e Fuvates

Evento ocorre amanhã, no Teatro. Reitora Evania Schneider será reconduzida para segundo mandato na universidade, enquanto Carlos Cyrne retorna ao comando da mantenedora após ter sido presidente entre 2013 e 2020

Cerimônia marca posses na Univates e Fuvates
Mandatos nas instituições serão de quatro anos. (Foto: Felipe Neitzke)
Lajeado

O Teatro Univates será palco, amanhã, de uma cerimônia para marcar a posse da nova reitoria da universidade e também do conselho curador e diretoria da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates), mantenedora da universidade. A cerimônia ocorre às 17h, em evento para convidados.

Na Univates, permanece no comando a reitora Evania Schneider, reeleita para mais quatro anos à frente da universidade. Ela terá, como vice-reitora, a professora Cintia Agostini, também presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat). O pleito ocorreu com chapa única, em novembro do ano passado.

Já na Fuvates, o professor Carlos Candido da Silva Cyrne foi eleito em assembleia geral no mesmo mês. Será a terceira gestão dele na mantenedora, tendo sido presidente por dois mandatos entre 2013 e 2020. Substituirá Ney Lazzari, que ocupou o cargo nos últimos quatro anos e agora será suplente do Conselho de Curadores.

Sustentabilidade financeira

Cyrne, que acumula 29 anos de trajetória na Univates, retorna à gestão da fundação com o compromisso de continuidade e adaptação aos desafios do ensino superior no país. Em meio à crise do setor, cita a necessidade de buscar uma sustentabilidade financeira para a instituição.

“A autossuficiência da Univates depende de uma gestão administrativa austera, sem perder o foco na qualidade dos serviços prestados à comunidade acadêmica e regional”, destaca. Outro objetivo central da nova gestão é fortalecer as relações institucionais da Univates com diversos setores, incluindo o poder público, sindicatos, cooperativas e entidades representativas do Vale do Taquari.

“A proposta é manter a universidade como um agente ativo no desenvolvimento regional e promover projetos de inovação, inclusão social e preservação ambiental”, observa Cyrne.

Ao assumir o novo mandato, ele relembra a passagem anterior na presidência. Um dos grandes diferenciais é que, nas gestões anteriores, figuras históricas que construíram a universidade ao longo de décadas integravam o grupo. Isso, ressalta, representa um período desafiador e de oportunidades para a formação de novas lideranças.

Novas diretorias

Univates
Reitora: Evania Schneider
Vice-reitora: Cintia Agostini
Pró-reitor de Ensino e Extensão: Tiago Weizenmann
Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação: Luis Fernando Saraiva Macedo Timmers

Fuvates
Presidente: Carlos Cyrne
Vice-presidente e diretor administrativo: Júnior Roberto Willig
Diretora financeira: Sandra Maribel Auler
Diretor jurídico: Álex Sandro Herold
Secretário: Diéferson Wickert

Conselho de Curadores
Titulares: Camile Bertolini Di Giglio, Ivandro Rosa, Fernando Rohsig, Júlia Elisabete Barden e Marcos Frank
Suplentes: Adilson Metz, Fernanda Pinheiro, Ivete Kist, Ney Lazzari e Renata Galiotto

Conselho Fiscal
Titulares: Valmor Kappler, Bruno Teixeira, Elaine Strehl, Joni Zagonel e Miguel Arenhart
Suplentes: Samuel De Conto, Rogério Schuck, Fernando Ataide Jorge, João Pedro Arruda e Dieres Martins

Acompanhe
nossas
redes sociais