Reconstrução de pontes avança nove meses após enchente

LOGÍSTICA E INFRAESTRUTURA

Reconstrução de pontes avança nove meses após enchente

Pelo menos 11 obras de infraestrutura estão em andamento para restaurar a conexão entre comunidades

Reconstrução de pontes avança nove meses após enchente
Vale do Taquari

Após mais de nove meses da enchente de maio de 2024, municípios do Vale do Taquari seguem empenhados na reconstrução de pontes e acessos destruídos pela força das águas. Pelo menos 11 obras de infraestrutura estão em andamento para restaurar a conexão entre comunidades e garantir o desenvolvimento da região. Entre os projetos em execução, destacam-se a reconstrução da Ponte de Ferro, entre Cruzeiro do Sul e Mato Leitão, a ponte Bauereck, entre Canudos do Vale e Forquetinha, e a nova Ponte Baixa, em Marques de Souza.

A empresa Ribeiro e Anjos Empreendimentos e Engenharia, sediada em Teofilândia, Bahia, venceu a licitação para a reconstrução da Ponte de Ferro no Arroio Sampaio, que liga Cruzeiro do Sul a Mato Leitão. A proposta apresentada foi de R$ 607,5 mil e prevê o reaproveitamento do pilar central, que resistiu à enchente.

Já a reconstrução da Ponte Passo Fundo será executada pela empresa DG Participações e Construções, de Teutônia, com um investimento de R$ 1,1 milhão.

O processo licitatório das duas obras foi lançado pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul em dezembro, com concorrência promovida em 7 de janeiro. Após a fase de recursos, o prefeito César Leandro Marmitt (Dingola) homologou os contratos no início de fevereiro.

A parceria entre as prefeituras de Cruzeiro do Sul e Mato Leitão foi essencial para viabilizar os projetos. Além da parte técnica, Mato Leitão se responsabilizou pela elaboração dos projetos estruturais. Os recursos vêm da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, ligada ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

A ponte de Ferro possui 38,51 metros de comprimento (vão de 31m), cinco metros de largura e altura elevada para maior segurança. Já a Ponte Passo Fundo possui 50,35 metros de comprimento (vão de 43,35m), 10 metros de largura, pilares mais distantes para facilitar a vazão da água e evitar o acúmulo de entulhos.

A terceira ponte localizada em Linha Nova, Cruzeiro do Sul, está em fase de contratação de uma empresa para fazer a sondagem do solo. Somente depois disso poderá ser elaborado o projeto de engenharia.

Canudos do Vale e Forquetinha

A comunidade de Canudos do Vale aguarda a liberação da nova ponte que interliga os dois lados da cidade. A estrutura na área urbana colapsou durante as cheias de maio do ano passado. Para a obra, a Defesa Civil  Nacional destinou cerca de R$ 3,2 milhões. Resta agora a conclusão das cabeceiras e cura do concreto para a passagem de veículos.

A nova ponte baixa em construção irá conectar as comunidades de Bauereck, em Forquetinha, e Barra do  Araguari, em Canudos do Vale. A obra garantirá mais segurança e desenvolvimento, isso facilitará o  deslocamento de veículos e caminhões, além de contribuir para o escoamento da produção agrícola e industrial da região.

Foto: Divulgação

O investimento total é de R$ 880 mil, dividido igualmente entre as prefeituras. A estrutura contará com 70  metros de comprimento, 4,5 metros de largura total, caixa carroçável de 4,10 metros, altura de 1,80 metro acima do nível do arroio e capacidade para 36 toneladas. Sua fundação, estágio atual, será feita com sapata chumbada em rocha, pilares de cortina e laje maciça de concreto.

Já a nova ponte do Bauereck, em Forquetinha, segue com os trabalhos em andamento, a expectativa é de que a conclusão ocorra em até cinco meses. O projeto conta com recursos do Ministério da Integração e de  Desenvolvimento Regional. A empresa vencedora da licitação é a Traçado Construções e Serviços LTDA, que executará a obra no valor de R$ 3,9 milhões.

Foto: Divulgação

Marques de Souza e Travesseiro

Desde janeiro, as máquinas da SMB Engenharia trabalham na concretagem da nova Ponte Baixa sobre o Rio Forqueta, em Marques de Souza. A estrutura original foi destruída pela enchente de maio.

A nova ponte contará com 120 metros de extensão, 4,5 metros de largura, ficará 1,5 metros acima da lâmina  d’água e suportará veículos de até 50 toneladas. O investimento total é de R$ 2,5 milhões.

Foto: Felipe Neitzke

Coordenada pela Associação Amigos de Marques de Souza e Travesseiro, a obra é essencial para restabelecer um acesso seguro entre as duas cidades, promovendo desenvolvimento e mobilidade. Os acessos à nova  estrutura serão executados pelas administrações municipais de Marques de Souza e Travesseiro.

As obras de reconstrução seguem em ritmo acelerado, reafirmando a importância da parceria entre os  municípios e o apoio financeiro do governo federal para a recuperação da infraestrutura atingida pelas enchentes no Vale do Taquari.

Já em relação a ponte alta, o prefeito de Travesseiro, Gilmar Southier destaca que a licitação deve ser publicada  nesta semana. Ele informa que ela ficará aberta por 25 dias. “Esperamos que até maio tenhamos a empresa  definida e dado o pontapé inicial para construção.”

Progresso

A cidade segue na reconstrução de pontes e estradas com recursos da Defesa Civil. O valor total chega próximo a R$ 5,2 milhões em investimentos. Entre as pontes com mais de dez metros, quatro já estão concluídas: a de  Lajeado do Meio; a próxima ao Leandro Daniel; a da Barrinha e a de Xaxim (Alto Tamanduá).

A ponte da Barrinha, próxima ao Domingos Ghilardi, com 4,20m x 18m, está com 50% da obra concluída.  Outras duas pontes já licitadas aguardam o depósito para início das obras: a da Linha Moisés, com investimento de R$ 626,9 mil, e a de Lajeado do Meio, de 15m x 20m, ao custo de R$ 260,5 mil.

Além disso, a ponte da Barrinha, próxima ao Moacir Spengler, com 4,30m x 30m e orçamento de R$ 781,2 mil, está em fase de licitação, com prazo até 10 de março para a habilitação das empresas interessadas. Já as seis  pontes com menos de dez metros foram todas concluídas, somando um investimento de R$ 235.064,82.

Além das pontes, a reconstrução da estrada da Barra do Dudulha, que acompanha a margem do rio Fão, está  pronta para ser licitada. Com 3.820 metros de extensão, a obra terá um custo de R$ 1,6 milhão, e a expectativa  do município é de que a licitação ocorra ainda nesta semana ou nos próximos dias. Também já foi concluída a  recuperação da encosta do arroio na comunidade da Barrinha, com investimento de R$ 81,6 mil.

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