Após mais de nove meses da enchente de maio de 2024, municípios do Vale do Taquari seguem empenhados na reconstrução de pontes e acessos destruídos pela força das águas. Pelo menos 11 obras de infraestrutura estão em andamento para restaurar a conexão entre comunidades e garantir o desenvolvimento da região. Entre os projetos em execução, destacam-se a reconstrução da Ponte de Ferro, entre Cruzeiro do Sul e Mato Leitão, a ponte Bauereck, entre Canudos do Vale e Forquetinha, e a nova Ponte Baixa, em Marques de Souza.
A empresa Ribeiro e Anjos Empreendimentos e Engenharia, sediada em Teofilândia, Bahia, venceu a licitação para a reconstrução da Ponte de Ferro no Arroio Sampaio, que liga Cruzeiro do Sul a Mato Leitão. A proposta apresentada foi de R$ 607,5 mil e prevê o reaproveitamento do pilar central, que resistiu à enchente.
Já a reconstrução da Ponte Passo Fundo será executada pela empresa DG Participações e Construções, de Teutônia, com um investimento de R$ 1,1 milhão.
O processo licitatório das duas obras foi lançado pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul em dezembro, com concorrência promovida em 7 de janeiro. Após a fase de recursos, o prefeito César Leandro Marmitt (Dingola) homologou os contratos no início de fevereiro.
A parceria entre as prefeituras de Cruzeiro do Sul e Mato Leitão foi essencial para viabilizar os projetos. Além da parte técnica, Mato Leitão se responsabilizou pela elaboração dos projetos estruturais. Os recursos vêm da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, ligada ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.
A ponte de Ferro possui 38,51 metros de comprimento (vão de 31m), cinco metros de largura e altura elevada para maior segurança. Já a Ponte Passo Fundo possui 50,35 metros de comprimento (vão de 43,35m), 10 metros de largura, pilares mais distantes para facilitar a vazão da água e evitar o acúmulo de entulhos.
A terceira ponte localizada em Linha Nova, Cruzeiro do Sul, está em fase de contratação de uma empresa para fazer a sondagem do solo. Somente depois disso poderá ser elaborado o projeto de engenharia.
Canudos do Vale e Forquetinha
A comunidade de Canudos do Vale aguarda a liberação da nova ponte que interliga os dois lados da cidade. A estrutura na área urbana colapsou durante as cheias de maio do ano passado. Para a obra, a Defesa Civil Nacional destinou cerca de R$ 3,2 milhões. Resta agora a conclusão das cabeceiras e cura do concreto para a passagem de veículos.
A nova ponte baixa em construção irá conectar as comunidades de Bauereck, em Forquetinha, e Barra do Araguari, em Canudos do Vale. A obra garantirá mais segurança e desenvolvimento, isso facilitará o deslocamento de veículos e caminhões, além de contribuir para o escoamento da produção agrícola e industrial da região.
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Foto: Divulgação
O investimento total é de R$ 880 mil, dividido igualmente entre as prefeituras. A estrutura contará com 70 metros de comprimento, 4,5 metros de largura total, caixa carroçável de 4,10 metros, altura de 1,80 metro acima do nível do arroio e capacidade para 36 toneladas. Sua fundação, estágio atual, será feita com sapata chumbada em rocha, pilares de cortina e laje maciça de concreto.
Já a nova ponte do Bauereck, em Forquetinha, segue com os trabalhos em andamento, a expectativa é de que a conclusão ocorra em até cinco meses. O projeto conta com recursos do Ministério da Integração e de Desenvolvimento Regional. A empresa vencedora da licitação é a Traçado Construções e Serviços LTDA, que executará a obra no valor de R$ 3,9 milhões.
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Foto: Divulgação
Marques de Souza e Travesseiro
Desde janeiro, as máquinas da SMB Engenharia trabalham na concretagem da nova Ponte Baixa sobre o Rio Forqueta, em Marques de Souza. A estrutura original foi destruída pela enchente de maio.
A nova ponte contará com 120 metros de extensão, 4,5 metros de largura, ficará 1,5 metros acima da lâmina d’água e suportará veículos de até 50 toneladas. O investimento total é de R$ 2,5 milhões.
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Foto: Felipe Neitzke
Coordenada pela Associação Amigos de Marques de Souza e Travesseiro, a obra é essencial para restabelecer um acesso seguro entre as duas cidades, promovendo desenvolvimento e mobilidade. Os acessos à nova estrutura serão executados pelas administrações municipais de Marques de Souza e Travesseiro.
As obras de reconstrução seguem em ritmo acelerado, reafirmando a importância da parceria entre os municípios e o apoio financeiro do governo federal para a recuperação da infraestrutura atingida pelas enchentes no Vale do Taquari.
Já em relação a ponte alta, o prefeito de Travesseiro, Gilmar Southier destaca que a licitação deve ser publicada nesta semana. Ele informa que ela ficará aberta por 25 dias. “Esperamos que até maio tenhamos a empresa definida e dado o pontapé inicial para construção.”
Progresso
A cidade segue na reconstrução de pontes e estradas com recursos da Defesa Civil. O valor total chega próximo a R$ 5,2 milhões em investimentos. Entre as pontes com mais de dez metros, quatro já estão concluídas: a de Lajeado do Meio; a próxima ao Leandro Daniel; a da Barrinha e a de Xaxim (Alto Tamanduá).
A ponte da Barrinha, próxima ao Domingos Ghilardi, com 4,20m x 18m, está com 50% da obra concluída. Outras duas pontes já licitadas aguardam o depósito para início das obras: a da Linha Moisés, com investimento de R$ 626,9 mil, e a de Lajeado do Meio, de 15m x 20m, ao custo de R$ 260,5 mil.
Além disso, a ponte da Barrinha, próxima ao Moacir Spengler, com 4,30m x 30m e orçamento de R$ 781,2 mil, está em fase de licitação, com prazo até 10 de março para a habilitação das empresas interessadas. Já as seis pontes com menos de dez metros foram todas concluídas, somando um investimento de R$ 235.064,82.
Além das pontes, a reconstrução da estrada da Barra do Dudulha, que acompanha a margem do rio Fão, está pronta para ser licitada. Com 3.820 metros de extensão, a obra terá um custo de R$ 1,6 milhão, e a expectativa do município é de que a licitação ocorra ainda nesta semana ou nos próximos dias. Também já foi concluída a recuperação da encosta do arroio na comunidade da Barrinha, com investimento de R$ 81,6 mil.