A passagem de pedestres e ciclistas pela ponte Brochado da Rocha foi liberada na manhã dessa segunda-feira, 17, momento marcante para a reconstrução de Muçum. A expectativa agora é pela conclusão do processo de cura do concreto, que permitirá a liberação da passagem dos veículos. Segundo a administração municipal, a conclusão da obra deve ocorrer em 5 de março.
“Foi emocionante, um sonho realizado”, relata Alexandre de Almeida, morador de Roca Sales. Cadeirante, ele foi um dos primeiros a cruzar a travessia reconstruída para Muçum, algo que não conseguia fazer há um ano e meio. “Depois que caiu a ponte, em setembro, não consegui mais ir.”
A emoção também tomou conta de Renato Lorenzon. Morador de Muçum, ele possui terras em Roca Sales. “É um sentimento de alegria, não tem nem explicação. É uma mão na roda. A gente sofreu muito, pois dependemos dessa travessia. Agora ficou muito bom e espero que eles liberem logo a passagem dos veículos. Isso facilitará tudo”, conta.
Com a indisponibilidade do trajeto da ponte Brochado da Rocha, Lorenzon e muitos moradores da região utilizavam os trilhos de trem como caminho alternativo, atravessando-os a pé. Apesar de arriscado, o trajeto era a única forma de chegar até o local. No percurso, Lorenzon conta que auxiliou várias crianças e idosos para que todos pudessem chegar com segurança. “Eu fazia a passagem pelo trilho todos os dias”.

Alexandre de Almeida foi um dos primeiros a atravessar a passagem entre Muçum e Roca Sales. (fotos: Diogo Fedrizzi)
Símbolo da retomada
A reconstrução da parte rodoviária da ponte, destruída durante a enchente histórica de setembro de 2023, representa um marco importante na retomada econômica da região. A obra, executada pela empresa Traçado de Erechim, contou com um investimento de R$ 9,6 milhões da Defesa Civil Nacional.
Para o prefeito de Muçum, Mateus Trojan, é um momento histórico e emocionante para a comunidade. “Essa ponte não liga apenas Muçum e Roca Sales, ela reconecta famílias, histórias e a nossa identidade como muçunenses. Sua reconstrução simboliza a resiliência e a força da população, que segue se reerguendo após os desafios enfrentados, e também a retomada da normalidade para muitas famílias que dependem diariamente da travessia, além de ser essencial para a economia de toda região”, destaca.
A cerimônia de inauguração, organizada pelo governo de Muçum, será um momento de celebração e reconhecimento do esforço coletivo para a reconstrução da cidade. O evento integra a programação da 5ª ExpoMuçum, a Feira da Reconstrução, que promete reunir moradores e visitantes em um evento que celebra o momento de retomada que o município vive.
Etapas da nova ponte
- 5 de Setembro de 2023 – Parte rodoviária da ponte Brochado da Rocha é destruída pela enchente
- 11 de outubro de 2023 – Projeto para reconstrução da ponte em Muçum é entregue ao governo do RS
- 7 de dezembro de 2023 – Governo anuncia R$ 9 milhões para ponte Brochado da Rocha
- 01 de fevereiro de 2024 – Empresa de Erechim vence licitação para reconstruir estrutura
- 29 de fevereiro 2024 – Assinado contrato para reconstrução da Brochado da Rocha
- 19 de junho de 2024 – Inicia concretagem de vigas para reconstruir a ponte
- 2 de agosto de 2024 – Materiais para reconstrução chegam a Muçum
- 13 de setembro de 2024 – Chega a Muçum primeira viga
- 19 de novembro de 2024 – Reconstrução com a instalação das vigas
- 16 de dezembro de 2024 – Obra de reconstrução alcança 80% de conclusão
- 30 de dezembro de 2024 – Governo federal vistoria obra da ponte Brochado da Rocha
- 6 de fevereiro de 2025 – Reconstrução da Ponte Brochado da Rocha entra em fase final
- 17 de fevereiro de 2025 – Liberada a travessia de pedestres