O Poder Executivo de Encantado, liderado pelo prefeito Jonas Calvi, promoveu uma reunião com representantes da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACIE), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) e da Câmara de Vereadores de Encantado para discutir a retomada do sistema de estacionamento rotativo “Área Azul”. O encontro contou com a presença da Brigada Militar e da empresa responsável pelo serviço, a Zona Azul Brasil Serviços Administrativos Ltda.
Durante a reunião, diretor de Operações da empresa Zona Azul, Claudinei Barduque, destacou que a retomada do serviço dependerá de uma fiscalização efetiva e da autuação de motoristas inadimplentes. Para isso, medidas tecnológicas serão implementadas, incluindo o uso de um veículo equipado com câmera OCR para monitoramento dos automóveis e a verificação do pagamento do serviço. A autuação ficará a cargo da autoridade de trânsito no município, a Brigada Militar.
A CDL e a ACIE propuseram a inclusão de pontos de recarga do aplicativo do estacionamento rotativo nos estabelecimentos comerciais da cidade, facilitando o pagamento por parte dos usuários. Além disso, foi definido um prazo máximo de duas horas para a ocupação das vagas, a fim de estimular a rotatividade e manter o serviço concentrado nas áreas centrais de Encantado.
Ao final do encontro, foi formada uma equipe de trabalho para aperfeiçoar o sistema antes de sua reimplantação. Com base nas definições do grupo, a Zona Azul deve retomar a operação nos próximos meses.
Participaram da reunião, além do prefeito Jonas Calvi, secretários municipais, os vereadores Cris Costa, Daniel Passaia, Valdecir Cardoso, Cláudio da Silva, Diego Pretto e Samuel da Silva, o vice-prefeito Baixinho Orsolin, a presidente da ACIE Raquel Cadore, os representantes da CDL Luciana Hollmann, Diogo Spessato e Hugo Johan, o presidente do Consepro Robison Gonzatti e, pela Brigada Militar, o capitão Guilherme Canepelle e o tenente Nilson Friederich.
A Prefeitura de Encantado enviará à Zona Azul Brasil um documento oficializando o interesse na retomada do contrato administrativo, estabelecendo diretrizes para a reimplantação do estacionamento rotativo e solicitando um plano detalhado para a nova fase do serviço.