Documentário resgata história do Canto Coral

MARQUES DE SOUZA

Documentário resgata história do Canto Coral

Uma prática transmitida por gerações e que na cidade é representada por sete entidades legalmente constituídas

Documentário resgata história do Canto Coral
Fotos: Divulgação
Marques de Souza

O documentário “Coralismo Vivo: Origens e Projeções do Canto Coral em Marques de Souza” apresenta a tradicional atividade cultural do canto coral em uma perspectiva de passado, presente e futuro. Uma prática transmitida por gerações e que na cidade é representada por sete entidades legalmente constituídas.

O curta-metragem realiza um pertinente resgate histórico, por meio de fontes documentais e da tradição oral, dando voz e trazendo à luz dos dias atuais histórias pouco documentadas sobre os presidentes, cantores, porta-bandeiras, guarda-bandeiras e regentes das entidades. Entre os grupos ainda em atividade em Marques de Souza, destaca-se a Sociedade de Canto Apollo, um dos mais antigos coros de homens no estado do Rio Grande do Sul, que celebrou 138 anos em 2024.

Enquanto iniciativa mais recente, o documentário apresenta o Coral Municipal, que surgiu em 2023 e é mantido pelo Município de Marques de Souza, com o qual aposta na oxigenação do movimento, contando com a participação de famílias e integrantes de diversas faixas etárias.

A obra é uma produção de Comunique Produtora, com direção e roteirização de Gustavo Rubert, com suporte do historiador Jéferson Schaeffer. A realização do projeto contou com recursos da Lei Paulo Gustavo e com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto.

Acompanhe
nossas
redes sociais