O Poder Executivo de Teutônia pretende contratar um financiamento de até R$ 48 milhões para “intervenção urgente nas pavimentações existentes”, renovação da frota de veículos e execução de novas pavimentações. Projeto é pauta na Câmara de Vereadores e deve ser debatido na sessão de hoje, 18. Justificativa aponta que “não há possibilidade de realizar investimentos consistentes com o orçamento aprovado, o qual encontra-se comprometido com as obrigações existentes”.
O financiamento deve ser contratado como recurso livre, para ser investido também em “demandas represadas”, tais como a realização de cirurgias e exames eletivos, a construção de escolas e a ampliação de salas de aulas, e melhorias no saneamento básico do município.
Tema volta à Câmara
A pauta retorna ao Legislativo após duas rejeições. Em 2023 e 2024 a então gestão encaminhou à Câmara um projeto para contratação de R$ 15 milhões em crédito. A finalidade era semelhante: pavimentações. À época, os vereadores Hélio Brandão (PSDB), Luias Wermann (PSD), Cleudori Paniz (PSD), e Evandro Biondo (MDB) foram contrários à matéria.
Nesta gestão, Biondo e Paniz estão à frente de cargos do Executivo. Wermann é vereador da situação e Brandão afirmou ser favorável ao projeto porque é “o momento certo”. O vereador explica que em 2023 e 2024 foi contrário ao financiamento porque o município atravessava um “período difícil em virtude da situação da Languiru”. “Se viesse no penúltimo ano [de gestão], meu voto seria contrário. O momento é agora, no começo da gestão”, defende.