Num raio de 10 quilômetros, duas cascatas encantam os amantes da natureza. As quedas de água estão localizadas no interior de Coqueiro Baixo com trechos longos por estrada de chão. São destinos acessados apenas por trilhas de média dificuldade.
Estivemos recentemente na Cascata do Pilão Baixo, também conhecida como Pilãozinho. O início da trilha está sinalizado com uma placa e tem marcação no GoogleMaps. Até a parte alta cascata, necessário apenas realizar uma caminhada na mata.
Neste ponto encontramos uma série de piscinas naturais de profundidades diferentes e boas para o banho.
O acesso até a parte baixa da cachoeira foi impactado por deslizamentos na enchente histórica de maio. Se transformou numa descida praticamente vertical com trechos na encosta do cânion. A aventura vale a pena, pois a queda de água com cerca de 30 metros é incrivelmente linda.
Já a Cascata do Canudo tem mais de 50 metros. Ela é acessada por uma trilha difícil na mata. Os moradores instalaram algumas cordas e placas para facilitar o caminho.
Os pés da cascata apresentam cenário paradisíaco em meio à paredões rochosos. Inexiste qualquer outro tipo de estrutura por lá, apenas o que a natureza criou.
Ambos os destinos são gratuitos. Se visitar, jamais deixe o lixo na natureza.
Repost do leitor
O Viaduto 13, em Vespasiano Corrêa, tem paisagens panorâmicas entre as mais famosas do Vale. A foto em um desses pontos é da seguidora Larissa Flach
O Diego Rodrigues registrou o fenômeno do mar de nuvens no Morro do Bicudo, destino reconhecido pela prática de paraglider. A elevação fica em Roca Sales.