Mais vereadores em Lajeado: sim ou não?

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Mais vereadores em Lajeado: sim ou não?

O debate sobre o aumento no número de vereadores em Lajeado precisa deixar os bastidores e chegar até o eleitor de forma mais transparente. Há previsão legal para aumentar de 15 para 17 parlamentares na principal cidade do Vale do Taquari. Afinal, o município já ultrapassou a necessária marca de 80 mil habitantes e, de acordo com a constituição federal, está legalmente autorizado a criar mais duas cadeiras legislativas. Portanto, cabe aos membros da Mesa Diretora e demais agentes do Legislativo iniciarem de forma madura esse debate popular. Chega de falar pelos corredores.

O tema precisa ser levado ao grande público, reforço, e nada melhor do que os próprios “agentes do povo” para cumprir essa missão e naturalizar um pouco mais o polêmico assunto. Aliás, já há quem defenda 19 vereadores, o que também serve como uma boa retórica para fazer parecer “leve” o aumento para 17 cadeiras. De minha parte, e por ora, eu apenas sigo defendendo um plebiscito para a decisão final. E você, caro eleitor, quer ou não quer mais vereadores em Lajeado?

Pontes de Março

Dias atrás escrevi sobre o tão aguardado mês de março aqui no Vale do Taquari. Afinal, é a data limite anunciada pela concessionária CCR Viasul para a liberação da ponte norte sobre o Rio Taquari, entre Estrela e Lajeado, e também é o mês final para as obras de reconstrução da ponte da ERS-130, sobre o Rio Forqueta, de acordo com as promessas da direção da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). São duas obras cruciais à nossa sobrevivência. Mas tem mais. Tudo indica que a Ponte Brochado da Rocha, sobre o Rio Taquari, entre Muçum e Roca Sales, também será reinaugurada em março. Se tudo ocorrer conforme o planejado, é claro. Caso contrário, será difícil segurar as críticas e protestos contra quem mexe com a esperança da comunidade regional.

As emendas e a ponta do iceberg II

A Operação “EmendaFeste” da Polícia Federal, que investiga supostos desvios no encaminhamento de emendas parlamentares para serviços de saúde, é apenas a ponta de um gigantesco iceberg. Eu já escrevi isso na edição de ontem, eu sei, mas é preciso reforçar: o sistema das emendas é maquiavélico os casos de corrupção são bem previsíveis – muito embora existam diversos casos onde não há ilicitude no processo, reitero. Por fim, uma previsão desse colunista. A operação desencadeada nesta semana muito próximo aos nossos lares terá repercussão nacional ainda mais barulhenta. E alguns agentes públicos locais, supostamente envolvidos em falcatruas com o recurso do contribuinte, podem ganhar mais destaque – negativo – em âmbito nacional nas próximas horas.

Cé e o PT

O sempre astuto jornalista Henrique Pedersini deu luz a um instigante embate entre o vice-prefeito de Lajeado, Guilherme Cé (Novo), e o ex-secretário de Governo na gestão de Luís Fernando Schmidt (PT), Auri Heisser (PT). Em um podcast com colegas do Partido Novo que atuam em outros municípios e estados, Cé afirmou que o PT lajeadense teria quebrado financeiramente a administração municipal entre 2013 e 2016. Heisser não gostou, e assinou nota oficial do partido, reproduzida no jornal A Hora logo após a publicação sobre o referido podcast. E a impressão é que voltamos aos conturbados anos de 2015 e 2016. Época de muitos movimentos de rua e afins…

Debate nas redes

Primeira prefeita eleita na história de Estrela, Carine Schwingel (União Brasil) está em Brasília e, por isso, não participou da Reunião Participativa da Antt, realizada na quinta-feira, em Lajeado. Diante disso, Jair Wermann, que foi candidato a prefeito pelo Partido Novo em outubro passado, utilizou as redes sociais para criticar a nova gestora estrelense. “Enquanto a prefeita de Lajeado apresenta projetos à Antt, a prefeita de Estrela assiste seminários em Brasília ”. Carine respondeu. “Quanto ódio, mas respeito a sua opinião. Só deverias falar a verdade, pois está faltando com a verdade nas suas postagens. Só lamento que você esteja fazendo a velha política, da crítica pela crítica, com mentiras para tentar denegrir. Te convido a ajudar, pois as pessoas estão precisando de líderes que promovam a verdade e o desenvolvimento”. Em tempo, e isso é necessário destacar, Carine participou de encontro presencial com representantes da Antt em Brasília, nessa segunda-feira, quando entregou pessoalmente as demandas pontuais do município de Estrela.

TIRO CURTO

  • Ex-Reitor da Univates, Ney Lazzari me deu um justo puxão de orelha. Na edição de sexta-feira, fui me meter a escrever bonito e utilizei o termo “herculano” para adjetivar o poder que as emendas garantem aos deputados federais. Mas o adjetivo correto é “hercúleo”. Valeu, Ney!
  • Vereadores do PP e do MDB de Mato Leitão e Venâncio Aires anunciam protesto para o dia 1º de março, junto ao quilômetro 10 da RSC-453, a partir das 9h. Diego Konrad e Muchila são contrários ao modelo de pedágio apresentado pelo governo estadual.
  • Vereadores, prefeitos e líderes regionais divergem claramente e perigosamente sobre o modelo de pedágios apresentado pelo governo estadual. E o estado percebe nossa fragilidade.
  • Além de Cliver Fiegenbaum, Marcelo Mallmann também foi exonerado da função no governo estadual nesta semana. Cada qual com seus motivos. Fato é que são dois agentes muito próximos ao Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Rafael Mallmann (União Brasil). E isso tem preocupado o governo estadual. Além do próprio ex-prefeito de Estrela, é claro.

Acompanhe
nossas
redes sociais