Colégio Madre Bárbara prepara professores ao ensino poliedro

ANO LETIVO

Colégio Madre Bárbara prepara professores ao ensino poliedro

Metodologia integra todos os níveis de ensino e estimula reflexões sobre as práticas em sala de aula

Colégio Madre Bárbara prepara professores ao ensino poliedro
Formação continuada prepara equipe escolar para início do ano letivo na segunda-feira, 17. (Foto: divulgação)
Vale do Taquari

Os estudantes do Colégio Madre Bárbara – Rede ICM retornam às atividades na segunda-feira, 17. Em preparação ao início do ano letivo, ocorreram encontros de formação e reuniões pedagógicas em todos os níveis de ensino. Entre os temas, o sistema de ensino poliedro, que integra a metodologia desde a Educação Infantil ao nível final.

A temática foi abordada pelo diretor executivo do Poliedro Sistema de Ensino, Rodrigo Fulgêncio e também pela consultora especialista socioemocional Edilaine Barros. Para a coordenação pedagógica, esse momento proporciona reflexões sobre as práticas em sala de aula e na evolução do trabalho com os estudantes.

“Nos fez refletir do que ainda é necessário avançar, mas também muitas coisas que já são feitas. O fechamento da jornada com a fala dele nos impulsiona, nos engrandece e nos dá um gás para seguir mais um ano com aquilo que a gente mais ama, mais se identifica e mais se compromete, que é a educação”, observa a coordenadora Justine Thomas.

Em paralelo, Justine salienta que o programa Conviver e Integrar vai embasar o trabalho com as habilidades socioemocionais. “Muito nós já fazíamos na nossa prática, porque também fecha com a nossa filosofia. Mas ter um sistema de ensino que pensa numa mesma linha pedagógica que o nosso material didático, facilita e nos dá um total apoio para que a gente possa realizar um trabalho de qualidade”.
Segundo ela, o trabalho do poliedro é muito importante porque traz aquilo que o material quer conversar com a prática e essa inovação para esse ano, tendo um componente curricular de socioemocional será um diferencial.

“Ao chegar ao Madre Bárbara já entendemos a questão do vínculo afetivo e a preocupação com o ser humano ser muito marcante aqui, vemos que os valores e o propósito da escola são vivenciados no dia a dia através desses pequenos exemplos de recepção, de acolhimento e de cuidado”, pontua Fulgêncio.

Conviver e Integrar

O Programa Conviver e Integrar, também do Sistema Poliedro, faz parte da grade curricular do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais. A consultora e especialista socioemocional Edilene Barros iniciou nas escolas próprias do poliedro e está chegando neste ano nas escolas parceiras, sendo um programa estruturado que auxilia a escola a desenvolver as competências socioemocionais.

“Ocorre não apenas uma integração curricular, mas uma abordagem sistêmica, olhando para o professor e para as famílias, como que a gente pode criar um vínculo e um senso de comunidade, que todos façam parte desse processo”. Os estudantes serão preparados para a vida, entendendo que todos os desafios são complexos. “Queremos respaldá-los e prepará-los para lidar com esses desafios, que na hora que eles precisem, eles consigam mobilizar essas competências e colocá-las em prática”, diz.

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