Duas semanas após o lançamento e início dos serviços do Programa de Desassoreamento do Rio Grande do Sul (Desassorear RS), já foram retirados 40 mil metros cúbicos de sedimentos de pequenos rios, arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais.
As ações de desassoreamento já estão avançadas nos municípios de Arroio do Meio, Guaíba, Bento Gonçalves, Santa Tereza e Santa Maria. O programa conta com um investimento de mais de R$ 300 milhões do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs). Os números são do governo do Estado.
Em Arroio do Meio, o trabalho iniciou pelo rio Forqueta, nas imediações do Camping do Irineu. A cidade recebeu um valor do governo do estado de R$ 553 mil para custear o trabalho de desassoreamento.
Conforme o engenheiro da prefeitura que acompanha os trabalhos no local, Aldir de Bona, aproximadamente 370 cargas de cascalho e lodo já foram retiradas do leito do Forqueta, o que corresponde a 5,2 mil metros cúbicos. Todo o material acumulou no rio em função da enchente.
O serviço se estenderá para outros afluentes do rio Taquari. Além do rio Forqueta, o trabalho prevê a retirada de sedimentos e materiais no arroio Palmas e no arroio Grande.