A reunião participativa realizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (Antt) foi um evento protocolar. Mas vai ficar na história. Realizado no início da tarde de ontem, na Univates, o encontro entre representantes da Antt, CCR Viasul, entidades regionais e líderes das principais cidades lindeiras à BR-386 serviu inicialmente como uma prestação de contas por parte dos responsáveis pela malha rodoviária federal, e terminou com a oficialização de uma demanda que tomou conta dos bastidores após a trágica enchente de maio de 2024: a construção de uma nova ponte sobre o Rio Taquari.
Prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher (PP) assumiu o protagonismo no evento e falou em nome da cidade e, também, da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat). E fez ainda melhor. Durante a fala de quatro minutos, reforçou que a escolha pelo local da nova ponte, entre os municípios de Lajeado e Estrela, se justifica pelo fato de estar junto à rodovia federal concedida. Ou seja, e nas entrelinhas, ela deixa em aberto o debate sobre outras travessias em municípios vizinhos. Aliás, já existem interessantes pré-projetos neste sentido. Aguardemos!
“EmendaFest” e o icebeg
A operação “EmendaFest” da Polícia Federal, que investiga supostos desvios no destino das famigeradas emendas parlamentares, é apenas a ponta de um previsível iceberg. Afinal, a prática que garante um poder financeiro herculano a um só agente público – e um pouco também a seus assessores, é claro – já está enraizada e por vezes endeusada junto à sociedade brasileira. E só piora. A cada ano aumentam os orçamentos individuais dos deputados, assim como a criatividade por parte de quem mexe com as milionárias cifras. É uma guerra perdida e cabe à sociedade criar meios para mitigar a sangria. Por fim, é importante não criminalizar todo e qualquer repasse de recursos realizado via emenda ao longo das últimas décadas. Afinal, tem muita instituição séria que já administrou ou segue administrando valores repassados de forma correta por alguns parlamentares, muito em função da ausência de políticas públicas mais saudáveis para atender suas demandas.
“Reconstruir Cruzeiro” precisa de ajuda
A ação voluntária Reconstruir Cruzeiro do Sul segue a nobre missão de reconstruir os lares de centenas de famílias atingidas pela trágica enchente de maio de 2024. Até agora, foram repassados quase R$ 2 milhões em materiais de construção para as famílias cadastradas, e 38 famílias já estão vivendo em novos lares. Além disso, outras 148 residências estão em construção. No entanto, 72 famílias ainda não iniciaram a construção das casas. E, para que essas obras possam ser finalizadas e outras famílias também tenham o direito à casa própria, a sua ajuda é fundamental. O objetivo agora é arrecadar R$ 1 milhão para concluir as construções restantes. E todos podem fazer a diferença e contribuir por meio do PIX rotaryclubcruzeirodosul@gmail.com.
E a balsa no Rio Taquari?
A famigerada balsa que assustou milhares de moradores da região ao se chocar com a ponte do Rio Taquari durante o momento mais tenso da enchente de maio de 2024 segue em repouso no leito, entre Lajeado e Estrela. Sobre isso, há quem aposte em um novo fechamento da barragem de Bom Retiro do Sul, em março, para efetivar um novo e mais eficiente mutirão de limpeza do rio.
TIRO CURTO
- Ex-Diretor de Inovação do governo de Lajeado, e ex-Diretor Executivo da Agência de Inovação Local (Agil), Cristiano Zanin (PSDB) está cotado para assumir uma função no governo de Encantado. Aliás, a cidade aposta e muito no recém-criado Centro de Inovação voltado à educação.
- Em Lajeado, e por vezes, representantes do alto escalão do PL e do MDB apreciam do mesmo café de uma mesma cafeteria. Se bobear dividem a mesma torrada. Mas é pura coincidência, é claro.
- Pelas minhas contas, só cinco vereadores de Lajeado participaram da audiência de ontem sobre a BR-386: Paula Thomas (PSDB), Neco (PL), Ramadis (PL), Heitor Hoppe (PP) e Cascão (PP).
- Vereador licenciado e atual Secretário de Planejamento de Lajeado, Alex Schmitt (PP) também acompanhou a reunião participativa da Antt na Univates. Antes disso, participou do programa Frente e Verso e reforçou a intenção de construir nova travessia sobre a BR-386 entre o Hidráulica e o Alto do Parque.
- Ainda sobre a audiência de ontem no auditório do prédio 11 da Univates, destaque para outro pedido apresentado pela Amvat: a construção de pontos de descanso para os motoristas de caminhão e afins. Um espaço necessário para garantir a segurança deles e, por consequência, de todos os usuários da rodovia.
- Para finalizar sobre a audiência de ontem, realizada pela Antt e com a presença de representantes da CCR Viasul, também senti a ausência dos ditos pré-candidatos a deputado pela região.
Olhar do Lucas
Nosso peregrino de todas as sextas-feiras andou pelas bandas de Muçum e por lá fotografou a singela Capela Nossa Senhora das Dores.