Usuários do transporte intermunicipal em Estrela enfrentam dificuldades na compra de passagens para viagens e despacho de encomendas no terminal rodoviário. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) suspendeu a comercialização de bilhetes em função da inadimplência da empresa responsável pelo ponto e a decisão causa impacto na busca pelo serviço.
Segundo a autarquia, a Conexão Terminais Rodoviários, administradora do terminal desde outubro de 2023, não efetuou o repasse de recursos às empresas, situação que causa o descumprimento do contrato. O
bloqueio do sistema de vendas é permitido pela legislação e a comercialização dos bilhetes deve ser retomada caso haja regularização no pagamento.
A concessão das operações de embarque e desembarque pela Conexão Terminais Rodoviários passa pela reavaliação do Daer. Em nota, a autarquia afirma que ocorre o processo de cassação em razão dos descumprimentos contratuais. “Estão sendo feitos os ritos administrativos, que demandam algum tempo. Mas o processo já está em tramitação”, diz o comunicado.
Utilização diária
Diariamente, Josiane Horn se desloca para o trabalho em Teutônia. “Sempre comprei a passagem no guichê, mas agora, é adquirida direto com o fiscal da empresa de transporte”, relata. Ela ainda destaca que o horário não possui tantos passageiros, portanto, há acentos disponíveis. Porém, a passageira aponta a impossibilidade de adquirir o bilhete com antecedência.
A venda antecipada das passagens não está mais disponível em Estrela. Daiani Barth atua como professora em Porto Alegre e, com o retorno das aulas, busca alternativas para se deslocar à capital. “As pessoas precisam utilizar carro próprio ou caronas. Do contrário, é necessário aguardar o ônibus chegar de Lajeado e comprar a passagem na hora, mas sem saber se haverá lugar”, relata.
Entre as alternativas, a compra antecipada pela Rodoviária de Lajeado. Carlos Schwambach apresenta o bilhete adquirido com saída do município vizinho. “Eu comprava direto aqui, mas um dia precisei e estava bloqueado. Como minha filha trabalha em Lajeado, ela faz a compra lá. Essa estrutura também não é adequada para um terminal rodoviário”, aponta.
Compra de passagens
Usuários que precisam se deslocar a outros municípios devem fazer a compra dos bilhetes diretamente com os fiscais ou motoristas das empresas de transporte, caso haja lugar no veículo. A empresa Expresso Azul, por exemplo, ressalta que os bilhetes podem ser adquiridos no momento do embarque.
Os horários das viagens das empresas permanecem inalterados. A compra antecipada somente é possível a partir de Lajeado, o que pode ser feito por meio do site da empresa ou da Rodoviária de Lajeado. No entanto, na maioria dos casos, o pagamento ocorre somente por cédulas de dinheiro. Transações com cartões de crédito ou débito e transferências via Pix ficam impossibilitadas.
A administradora do terminal rodoviário não se manifestou sobre o assunto.