Com o objetivo de conquistar uma vaga na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro de Rugby XV, o Centauros Rugby, de Estrela, deu início à temporada 2025 no dia 6 de janeiro. A equipe intensificou os treinamentos e neste sábado disputa o primeiro amistoso.
Para testar o elenco antes da estreia no campeonato, o Centauros entra em campo neste sábado, a partir das 16h. O adversário é o Brummers, de Ivoti, que retorna ao cenário do rugby gaúcho. O jogo será no campo em frente ao Parque Princesa do Vale, em Estrela.
Já no dia 8 de março, a equipe viaja até Porto Alegre para medir forças contra o Charrua, um adversário tradicional com quem já teve confrontos intensos no passado. “Vamos com o que temos de melhor para esse jogo, pois será um teste fundamental para encerrar a pré-temporada e iniciar bem a competição”, explica Barbosa.
Rotina de treinos intensa
Os treinamentos do Centauros ocorrem quatro vezes por semana. Nas segundas-feiras, os jogadores se reúnem no campo localizado no Parque Princesa do Vale, em Estrela, a partir das 19h30min, para treinos táticos e físicos. Já nas terças e quintasfeiras, as atividades ocorrem na Tork Fitness, em Lajeado, com foco na preparação física e no fortalecimento muscular, sempre a partir das 20h30min. Além disso, aos sábados, os cerca de 50 atletas devem comparecer ao campo para sessões intensivas. “Quem não aparece no treino paga multa”, destaca o presidente do clube, Alexsandro Barbosa, o “Badalado”.
Desafios e estrutura financeira
Atualmente, o Centauros Rugby mantém as atividades por meio de patrocínios e contribuições dos próprios atletas, que pagam mensalidades. Além disso, o clube realiza ações como venda de pizzas e galetos para arrecadar fundos.
Mesmo com os desafios financeiros, o clube mantém um projeto social que atende crianças, conta com dois professores para ensinar a modalidade. “Fazer esporte amador já é difícil, e o rugby ainda enfrenta um pouco de preconceito por ser visto como agressivo e perigoso. Mas, aos poucos, a modalidade ganha visibilidade nacional e tem sido abraçada pela comunidade. O Vale do Taquari e o município de Estrela apoiam a nossa equipe, pois somos o único time da região”, destaca Barbosa.